Quem sou eu

Minha foto
Sou um Jovem Pastor, Casado com uma mulher maravilhosa, pai de uma linda garota, procuro agradar ao Senhor Jesus Cristo para que tudo que eu faça e que alcance êxito, seja para glória dEle

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Abusos Teológicos. Deus Usou a Jumenta pra falar com Balaão?

Sempre ouvimos nos púlpitos de nossas igrejas as seguintes afirmações:
- O nosso Deus é um Deus de grande poder, Ele faz o que Ele quer e ninguém O impede, Ele usa QUEM Ele quer, ele USOU uma jumenta para falar com Balaão.

A igreja vibra diante de uma frase como esta, muitos se alegram e
até falam em linguas estranhas. Há porém uma coisa que é nessessário que lembremos.
Deus fez o homem dotado de espírito, alma e corpo, (Gn 2.7) Deus é Espírito, (Jo 4.24) os animais são alma vivente, (Gn 1.20-25),

Deve-se observar que ao fazer este artigo não estou dizendo que o poder de Deus é limitado, muito pelo contrário, Ele é O Todo-Poderoso, O que era ,e O que É e O que ha de vir, creio muito no poder e nos mistérios de Deus, mas a fé anda em conformidade com a razão, pela fé eu creio que Deus usaria um Animal para falar com o homem, mas ao observar a Razão eu percebo que isso é contra a natureza de Deus.

O Senhor criou o homem dotado de espírito, (heb.ruash, pneuma) para falar com ele, e ter comunhão, mas os animais possuem alma, (gr. pshikê) que é a sede dos sentimentos, podemos observar que os animais sentem alegria, tristeza e até mesmo stress, mas tudo isso é por instinto pois eles não raciocinam, para que o Senhor usasse um animal era nessessário que este fosse dotado de espírito para que recebesse do Espírito de Deus e passasse a Balaão.


Observemos o Texto:

NuMeros 22.22-35

E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o anjo do SENHOR pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos com ele.
Viu, pois, a jumenta o anjo do SENHOR, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho, indo pelo campo; então Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho. Mas o anjo do SENHOR pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo uma parede de um e de outro lado. Vendo, pois, a jumenta, o anjo do SENHOR, encostou-se contra a parede, e apertou contra a parede o pé de Balaão; por isso tornou a espancá-la. Então o anjo do SENHOR passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda. E, vendo a jumenta o anjo do SENHOR, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão. Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria. E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. Então o anjo do SENHOR lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim: Porém a jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ela deixaria com vida. Então Balaão disse ao anjo do SENHOR: Pequei, porque não sabia que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei. E disse o anjo do SENHOR a Balaão: Vai-te com estes homens; mas somente a palavra que eu falar a ti, esta falarás. Assim Balaão se foi com os príncipes de Balaque.



Observe o que diz a biblia:


Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria. E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.

Quando declaramos que Deus usou alguém, logo entende-se que Ele, falou através de alguém, mas no caso da jumenta de Balaão, observa-se que o Senhor não a usou, mas que abriu a sua boca, ou seja deu a jumanta o poder de falar por alguns instantes, tendo o poder de falar, a jumenta com vós humana (2 Pedro2.15,16) declara tudo o que está sentindo sem usar o nome do Senhor, como os animais tem sentimentos por instinto falou aquilo que a angustiava.

Concluimos pois que O Senhor não USOU a jumenta para falar com balaão, mas que ele usa quem Ele quer (Homem ou Mulher), e se utiliza do que Ele quer (animais, natureza, e até mesmo circunstancias da vida) com o fim de realizar o seu propósito, mas que Ele não foge do que lhe é natural, (Não pode negar-se a sí mesmo) mas faz tudo o que Ele quer para que o homem entenda o Seus proósitos

Powered By Blogger