Quem sou eu

Minha foto
Sou um Jovem Pastor, Casado com uma mulher maravilhosa, pai de uma linda garota, procuro agradar ao Senhor Jesus Cristo para que tudo que eu faça e que alcance êxito, seja para glória dEle

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Faraoh, Egipto e José

Faraoh,Egipto e José

Vivemos num tempo no qual muitos cristãos estão bitolados a um pensamento uno da Bíblia, são pessoas que não aceitam uma revelação de Deus a outrem de alguns mistérios concernentes a Sua Palavra, estes, por não ter a mente aberta para entender o que a Palavra de Deus tem a nos transmitir, recusam-se a ler ou ouvir uma pregação nunca antes pregada e acham que não tem bases bíblicas ou teológicas.

Eu particularmente já ouvi alguns absurdos como: Marta, Tira a Pedra; Deus disse: Faz por ti que eu te ajudarei; Jesus foi no inferno desafiou Satanás em seu próprio tronco e tomou das mãos do Diabo as chaves da morte e do inferno, Jesus vai voltar no ano 2000, e por aí se vão os grandes erros teológicos e bíblicos.

Tive uma revelação da Palavra de Deus, e sou sincero em escrever aqui que também fiquei muito surpreso com esta revelação, mas depois não hesitei em pregá-la na minha igreja e é claro que alguns por não prestarem atenção e outros que não aceitam uma mensagem tão “NOVA” me interpretaram mal; mas eu quero escrever aqui o que realmente Deus me revelou.

Sempre que falamos de Faraoh logo vem a mente de todos: Tipo de Satanás, este é o homem que por mais de 400 anos oprimiu o povo de Deus no Egipto, este é o homem que tentou matar o povo de Deus.

Mas que tal lembrarmos que o Faraoh da época de José não é o mesmo da época de Moisés, e muito menos o mesmo aquele que mandou matar todas as crianças no Egipto que nascessem dos hebreus; não este homem não era tão mal assim, pelo contrário, apesar de ser um homem politeísta, e que era reverenciado como o filho de deus sol, este foi o homem que recebeu de Deus uma visão que mudou a vida de todo o seu povo e que através deste sonho o povo de Deus pode ser mantido vivo.

Quando falamos do Egipto, logo pensamos: É o mundo, todos os sistemas do mundo seguem o antigo sistema do Egipto.

Mas a revelação que eu recebi de Deus tem bases bíblicas e teológicas. E para que elas possam ser mais compreendidas eu vou escrever sobre cada uma por vez.

Primeiro:

Faraoh representando Deus.

Como pode ser isto visto que este homem era um idólatra? Eu explico como; Faraoh era o título dos soberanos do Egipto e este rei era assim chamado por conta da tradição, no dia da sua coroação, se dizia: Hoje nasceu o filho do deus sol.
As pessoas não se incomodam quando comparamos Davi a Deus, e se esquecem que ele foi um adultero, assassino e polígamo, (2 Sm 11) e que tal Abraão que foi um mentiroso, a ainda assim é chamado por Deus de Meu amigo, não estou com isto diminuindo os méritos dos homens de Deus que por sinal em muito me espelho neles, ou falando que Deus é amigo dos injustos mas estou demonstrando que Deus não tem filhos prediletos e que Ele não escolhe apenas pessoas que lhe agradam em tudo. Esqueçamos pois o fato de ele ser um homem idólatra e façamos de conta que ele era judeu.

Comparações entre Deus e Faraoh:

Quem era Rei? Faraoh – Quem é Rei eternamente? Deus
Quem é que muda o nome de uma pessoa adulta? Deus - Quem mudou o nome de José? Faraoh.

Agora raciocine: Se Deus não desse este sonho ao Faraoh e este não chamasse José para interpretá-lo de maneira nenhuma o povo de Deus teria sobrevivido aquela seca, pois esta foi a maneira que Deus trabalhou para manter seu povo em vida, a Palavra de Deus não chegaria até nós, caso isto não tivesse acontecido, então eu ouso dizer: Faraoh foi um canal de benção para todos e inclusive para mim.

Faraoh era tipo de Deus no sentido de autoridade absoluta, sobre os seus subordinados e conseqüentemente sobre todos os habitantes da terra visto que o Egipto era o reino que regia o mundo de então. Quando faltou comida em todo o Egipto o povo clamou a Faraoh, e este respondeu: Ide a José, o que ele falar, isto fazei (Gn. 41.55). Isto nos conduz a Mateus 17 quando durante a transfiguração de Cristo ouve-se a voz de Deus. Este é o meu filho amado e nEle me comprazo, ouví-o.
E se você ler a história vai acabar encontrando outras comparações.

Segundo
Egipto representando o reino dos Céus.

Quando toda a terra passava fome, foi no Egipto que encontraram alimento.
Quando toda a terra estiver sofrendo nas mãos do anticristo, Cristo estabelecerá o reino dos Céus na terra, quando todo o povo estava para morrer o alimento do Egipto lhe deu vida, quando todo o povo estiver para morrer Cristo virá dos Céus com poder e grande glória para lhes dar socorro e vida longa.



Terceiro
José representando Cristo.

Bem, com isto eu não tenho dificuldades, visto que José era da família de Israel. Mas para que fique completo este artigo vamos discorrer.

Comparações entre José e Jesus.

José nasceu por um milagre, sua mãe era estéril - Jesus nasceu por um milagre, Sua mãe era virgem.
José foi vendido por seus irmãos - Jesus foi vendido por um dos doze.
José foi preso - Jesus também.
José foi reconhecido como um homem que tinha o Espírito de Deus - Jesus foi reconhecido como profeta.
José foi exaltado - Jesus Foi Glorificado
José recebeu o nome de Zafinat-penéia que quer dizer salvador do mundo - Jesus quer dizer Jeová Salva.
José recebeu do Faraoh um nome que era sobre o nome de todos e quando ele passava todos se ajoelhavam ( para a glória de Faraoh e do Egipto [isto não é bíblico mas intenção desta reverencia é obvia] )
Jesus recebeu do Pai um nome que é sobre todo o nome para que ao Seu nome se dobre todo o joelho dos que estão nos céus e na terra e debaixo da terra e toda língua confesse que Jesus Cristo é O Senhor para a glória de Deus Pai. Fil. 2.9-11

José comprou para Faraoh com cereais todas as terras do Egipto, Jesus com seu sangue comprou para Deus Homens de todas as nações, povos tribos e línguas ( Homem [Adam] no sentido particular significa terra vermelha, e mulher[Eva] significa vivente, homem no sentido universal significa terra vermelha vivente)


Não duvide Deus ainda tem muitas revelações para nos dar através de Sua Palavra.



A Bíblia bem lida é uma coisa linda!!!!!

terça-feira, 6 de abril de 2010

... e as portas do inferno não prevalecerão contra ela

Pois também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra
edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Mt. 16.16.

Esta é uma das passagens bíblicas mais lidas e mais pregadas nas igrejas evangélicas, visto que Cristo dá a sua igreja, tão grande privilégio de ser conhecida como aquela contra quem as “portas do inferno” não prevalecem.

Entretanto há uma necessidade de fazermos uma análise um tanto mais detalhada a respeito deste tão maravilhoso versículo.

Ao lermos um texto pela primeira vez, vemo-lo com uma visão geral, na segunda vez, a visão é de devocional e na terceira vez a visão é analítica.

Existem três tipos de contexto para se fazer um estudo exegético, o primeiro contexto é o bíblico (imediato ou remoto), o segundo é o teológico e o terceiro é o histórico.

Poderia eu me prender a questão de quem seria a pedra, mas não vejo aqui necessidade para discorrer este assunto visto que é mais do que provado que a pedra a quem Cristo se referia era Ele mesmo, como a pedra angular. Porém não deixando dúvidas de que Pedro bem como os outros apóstolos é uma pedra de grande importância nos fundamentos da igreja de Cristo (Ef. 2.19-22).

No entanto o que eu quero discorrer aqui é a que inferno Cristo se referia, e como não prevaleceria contra a igreja que Ele estava para edificar.

Inferno.

Antes de darmos uma definição para esta palavra é necessário lembrar que a bíblia é um Livro que apesar de ser muito exato em seu conteúdo não foi escrito no português, mas no hebraico, aramaico, latim e a maior parte do Novo Testamento em grego, idiomas estes que são mui ricos diante do português.

Inferno no Hebraico é Sheol, no grego é Hades, ou ainda Tártaro e Geena.

Hades ou Sheol, são a mesma palavra e só muda o idioma e ambas significam inferno, que pode também ser traduzida como, morada dos mortos, ou morte. (Compare em Salmos 16.8-10 nas versões RC e RA)

Tártaro é a palavra grega para inferno, ao se referir as cadeias eternas nas quais alguns dos anjos que pecaram foram lançados e reservados para o dia do juízo.

Geena é outro nome grego para inferno, e se refere ao centro de cremação do tempo do rei Acaz cujo nome quer dizer “Vale dos filhos de Hinon” que era um prenuncio do lago de fogo eterno.

Ao dizer que as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja Jesus utilizou a palavra Sheol/Hades, que quer dizer inferno ou morte.

Ao discorrer sobre a incorruptibilidade que nós receberemos em nosso corpo e do corpo incorruptível com que os mortos em Cristo ressuscitarão, Paulo cita uma frase que mais tarde se tornaria uma das mais citadas da igreja:

“Onde está ó morte a tua vitória, onde está ó inferno o teu aguilhão”.

Observe o que Paulo diz:
“Onde está ó morte a tua vitória, onde está ó inferno o teu aguilhão”.

Paulo faz uma redundância poética ao citar Oséias 13:14 usando a palavra Sheol.

Na versão RA está escrito assim

“Onde está ó morte a tua vitória, onde está ó morte o teu aguilhão”.

E por aqui entendemos ainda mais que inferno e morte são a mesma palavra ou que pelo menos estão intimamente ligadas (Ap. 6.8).

O problema é que sempre tivemos a visão de que Satanás é o rei do inferno e a primeira interpretação desta palavra é que por mais que o Diabo e seus anjos lutem contra a igreja de Cristo, não vão prevalecer.

A palavra porta pode ser vista como poder e nós podemos entender, portanto, que Jesus estava dizendo que os poderes da morte não seriam fortes o suficiente para impedir o crescimento da sua igreja, falava de sua própria morte, e também daqueles que haviam de morrer por causa do evangelho.

Então este versículo pode ser visto como:

“Pois te digo que tu és uma das pedras sobre as quais, eu edificarei a minha igreja e que eu sou a Pedra angular desta grande construção e por mais que morram os seus elementos, os poderes da morte não irão impedir que ela continue a crescer”.

A Bíblia bem lida é uma coisa linda!!!!!
Powered By Blogger