Quem sou eu

Minha foto
Sou um Jovem Pastor, Casado com uma mulher maravilhosa, pai de uma linda garota, procuro agradar ao Senhor Jesus Cristo para que tudo que eu faça e que alcance êxito, seja para glória dEle

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dons Naturais, Espirituais e Ministeriais Parte 2

Conforme já falamos em nossa última postagem a respeito dos dons, a grande maioria dos cristãos conhecem os dons espirituais pelo menos pelas escrituras, mas o que é necessário nestes últimos dias é que além de conhecermos possamos possuir a habilidade de desenvolver estes dons, em especial no meio pentecostal, é muito importante que se tenha sabedoria no exercício dos dons espirituais, e se alguém não a tem que peça a Deus.

Dons Naturais

Ora, os dons naturais nada mais são do que capacidades naturais concedidas pela pessoa do PAI, para crescimento pessoal e intelectual.
Estes dons, diferente dos dons Espirituais não são concedidos exclusivamente aos cristão, mas qualquer pessoa e posso arriscar em dizer que todas as pessoas foram abençoadas por Deus de alguma forma com um dom Natural par desenvolver algo.
No caso dos cristãos, esta capacidade natural serve para ajudar no crescimento da obra de Deus e a expansão do Seu Reino na terra por meio de atitudes inteligentes.

Exemplos nos Impios:
Vemos no governo, pessoas que não tem nenhum interesse pelas coisas de Deus, mas que receberam uma habilidade muito grande para criar leis que regem o nosso pais, outras pessoas são extremamente inteligentes ao ponto de escrever livros de auto ajuda que servem até mesmo para resolver os problemas de depressão de muitas pessoas, outras pessoas sabem aconselhar de um jeito que evitam muitas desgraças.

Grifo:
Você pode até se perguntar, como um Deus Santo pode se comunicar e até mesmo conceder dons a pessoas que muitas vezes nem mesmo creem nEle?

Na verdade o Homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, isto está implícito pelo fato de o homem possuir um espírito, o qual ele recebeu para que houvesse um contato da parte de Deus para com ele e vice-versa, e é através deste espírito que Deus lhe concede estes dons, vele ressaltar que isto nem de longe o qualifica para a salvação visto que a base para esta,  é confessar a Jesus e crer que Deus o ressuscitou de entre os mortos. Rm 10:9.


Dons Espirituais (Embasados em 1Cor. 12:1-11)

Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito Santo a cristão,s sendo eles batizados no Espírito Santo ou não, (os únicos dons que exigem que o cristão seja batizado são os dons de variedade de línguas e interpretação de línguas) são os mais cobiçados pelos cristãos, mas infelizmente são também os utilizados com menos sabedoria, pois muitos se utilizam destes dons ou por terem estes dons para intimidar alguns irmãos ou até mesmo para os envergonhar mediante alguma revelação.

OS DONS ESPIRITUAIS são teologicamente divididos em três grupos para que se possa ter uma compreensão maior e como identificá-los, são eles:


DONS DE REVELAÇÃO
Palavra de Sabedoria
Palavra de conhecimento
Discernimento de espíritos.

PALAVRA DE SABEDORIA

Este dom é concedido ao crente para que ele possa dar uma resposta sábia no momento preciso:

Exemplo: No capítulo 2 de Daniel, o rei teve um sonho e esqueceu-se do que sonhou mas ficou perturbado e ninguém lho revelava o sonho e sua interpretação, quando consultou a Daniel, ele perguntou se este podia acalmar-lhe contando o sonho e a interpretação, e Daniel respondeu.

-  Nem sábios, nem astrólogos nem magos nem adivinhos podem descobrir estes segredos mas apenas o Deus que está nos Céus pode revelar este segredo.

Nos últimos dias precisamos de pessoas que possam desenvolver este dom.

PALAVRA DE CONHECIMENTO (OU CIÊNCIA)

Este dom é o mais conhecido no sentido prático pelos cristãos, ele é conhecido especificamente como o dom da revelação, pois neste dom o crente recebe de Deus a revelação de coisas que aconteceram ou que estão acontecendo no exato momento.

Exemplo: No Capítulo 5 de Atos, Deus revelou a Pedro tudo o que estava acontecendo no episódio que envolvia Ananias e Sua Mulher Safira, e ele proferiu o Juízo divino para os dois.

Precisamos que este dom se manifeste nas igrejas para inibir o engano.

DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS

ESTE dom é aquele em que o cristão tem a percepção de que espírito está atuando em determinada pessoa com o fim de aceitar ou rejeitar o que está sendo pregado ou supostamente revelado, visto que três tipos de espíritos podem atuar, Divino, Maligno ou Humano.

Exemplo: No capítulo 16 de Atos, é narrada a história em que Paulo e Silas estavam em Filipos
e uma mulher dizia que eles aram servos do Deus Altíssimo (o que era verdade), mas o espírito que estava nela era maligno e a fazia adivinhar dando lucro aos seus senhores, mas Paulo recebendo de Deus a revelação pelo dom de discernimento de espíritos disse: Em nome de Jesus Cristo, te ordeno que saias dela, e ele saiu.


DONS DE PODER

Dons de Curar
Operação de Maravilhas


ESTE dom não é muito pronunciado pelos cristão pois se confunde com a fé salvífica e com a fé para ser curado, mas este dom restringe-se a fé para operar sinais miraculosos de maneira que todas as pessoas venham se conscientizar de que precisam de Deus.

DONS DE CURAR
A forma pluralizada de se pronunciar este dom não deve interferir na interpretação e muito menos entender-se que são dons diferentes mas é pela variedade de doenças, e o Espírito capacita pessoas a curar diferentes tipos de enfermidades.

OPERAÇÃO DE MARAVILHAS
Este dom se confunde com os dons de curar, porém as suas atribuições vão mais além pois não é utilizado apenas para a cura mas também para diversas maravilhas, tais como fazer flutuar um machado como Elizeu ou que águas amargas se tornem doces.

DONS DE ELOCUÇÃO
Profecia
Variedade de Línguas
Interpretação das Línguas

PROFECIA
É a capacidade sobrenatural dada pelo Espírito para que o cristão possa pronunciar coisas que estão por vir, sejam elas referente a igreja ou a um individuo, com o fim de Exortar, Consolar e Edificar. é todavia salientável que a pessoa que possui este dom não pode em hipótese nenhuma se autoproclamar PROFETA. Falaremos a respeito nos dons ministeriais.


VARIEDADE DE LÍNGUAS  (ou o Falar em Línguas)
Este é um dos dois dons que exige que o crente seja batizado no Espírito Santo, ele fala línguas que são conhecidas por pessoas de outros idiomas, sem tê-las aprendido, mas concedida pelo Espírito (Xenolália) ou falar em uma língua estranha a todos, também concedida pelo Espírito (Glossolália)
em ambos os casos se fala das grandezas de Deus. At. 2:7-11.

INTERPRETAÇÃO DAS LÍNGUAS
Este dom pode ser praticado por uma ou por duas pessoas ao mesmo tempo, quando por uma pessoa ela fala língua e a interpreta, quando por duas, uma fala e a outra interpreta, não é uma interpretação exata do que se está falando (tradução) mas o que Deus quer passar para a coletividade ou para o individuo. O resultado do uso deste dom pode ser contado em ambos os casos como Profecia.


Espero ter ajudado, mas na próxima oportunidade discorrerei sobre os dons ministeriais.    







     



 




quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A História de Bartimeu

Prezado leitor, durante a minha trajetória na vida cristã, eu já vi
e ouvi muitas mensagens, sejam elas orais ou escritas, e no meio pentecostal uma
das mais pregadas é a que conta o milagre na vida de Bartimeu o cego filho de Timeu.

Eu tenho me preocupado pois as igrejas tem aberto as suas portas para diversos pregadores que buscam mais as fontes extra-bíblicas do as fontes bíblicas para "enfeitarem" as suas mensagens,


Existem na verdade muitos mitos que se camuflaram de VB¹ em nossas igrejas por terem sido pregados por pregadores midiáticos².

Exemplo claro disto é aquela ideologia de que o sumo sacerdote entrava com uma corda amarrada a cintura
no Lugar Santíssimo para que porventura ele viesse a morrer lá dentro pudesse ser puxado sem que ninguém entrasse no Santo dos Santos. Outros exemplos clássicos são as ideias do "tira a Pedra Marta"  e "Deus usou a jumenta para falar com Balaão".

"Flávio Josefo, um famoso historiador judeu, conta a história de um certo Timeu que fora um General de destaque, mas que depois de ter seus bens confiscados e a sua aposentadoria vetada pelo império romano liderou uma rebelião contra o mesmo mas foi descoberto e crucificado, e quanto ao seu filho [Bartimeu]teve os olhos vazados"³.

Não quero colocar em dúvida a veracidade desta história, mesmo porque depois da bíblia os escritos de Flávio Josefo estão entre os mais confiáveis, a única coisa que eu quero por em questão é será que este filho de Timeu se tratava realmente do Bartimeu que Jesus curou?

A história que a Bíblia conta é:

Mateus 20:29-34

29Saindo eles de Jericó, seguiu-o uma grande multidão;
30e eis que dois cegos, sentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós.
31E a multidão os repreendeu, para que se calassem; eles, porém, clamaram ainda mais alto, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós.
32E Jesus, parando, chamou-os e perguntou: Que quereis que vos faça?
33Disseram-lhe eles: Senhor, que se nos abram os olhos.
34E Jesus, movido de compaixão, tocou-lhes os olhos, e imediatamente recuperaram a vista, e o seguiram.



Marcos 10:46-52

46Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu.
47Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
48E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim.
49Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.
50Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus.
51Perguntou-lhe: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: mestre, que eu veja.
52Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho.

Lucas 18:35-43

35Ora, quando ele ia chegando a Jericó, estava um cego sentado junto do caminho, mendigando.
36Este, pois, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo.
37Disseram-lhe que Jesus, o nazareno, ia passando.
38Então ele se pôs a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
39E os que iam à frente repreendiam-no, para que se calasse; ele, porém, clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim!
40Parou, pois, Jesus, e mandou que lho trouxessem. Tendo ele chegado, perguntou-lhe:
41Que queres que te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu veja.
42Disse-lhe Jesus: Vê; a tua fé te salvou.
43Imediatamente recuperou a vista, e o foi seguindo, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus.


Não quero colocar aqui nenhuma questão teológica quanto as diferenças entre os textos, mas analisá-los de forma que tenhamos um pensamento comum.  

Ora Matheus diz que diante da pergunta de Jesus o cego reponde: Senhor, que se nos abram os olhos

Em Marcos diz:  mestre, que eu veja.

E em Lucas:  Senhor, que eu veja


Ora nas mensagens que se tem ouvido por aí embasadas na história contada por FJ, Bartimeu não tinha os Globos Oculares, mas a história bíblica em nenhum dos Evangelhos sinóticos, sustenta esta idéia, visto que O Cego diz: Senhor, que se nos abram os olhos, ora não se abre o que não se tem, a ideia de recuperar a visão é ter a cegueira corrigida, e não ter uma nova vista, já que os romanos arrancaram a que ele tinha.

Não estou dizendo com isto que Cristo não teria poder para dar-lhe uma nova visão, mas que a bíblia não dá indícios de que esta história de Timeu esteja diretamente ligada a este Bartimeu, então o mais seguro é contar a história e dizer que existe uma possibilidade de estar relacionada,
para que não forcemos a Bíblia dizer o que ela não diz. 


¹Verdade Bíblica         ²da mídia           ³Não conheço fontes seguras que sustentem esta história.
Powered By Blogger