Quem sou eu

Minha foto
Sou um Jovem Pastor, Casado com uma mulher maravilhosa, pai de uma linda garota, procuro agradar ao Senhor Jesus Cristo para que tudo que eu faça e que alcance êxito, seja para glória dEle

terça-feira, 6 de abril de 2010

... e as portas do inferno não prevalecerão contra ela

Pois também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra
edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Mt. 16.16.

Esta é uma das passagens bíblicas mais lidas e mais pregadas nas igrejas evangélicas, visto que Cristo dá a sua igreja, tão grande privilégio de ser conhecida como aquela contra quem as “portas do inferno” não prevalecem.

Entretanto há uma necessidade de fazermos uma análise um tanto mais detalhada a respeito deste tão maravilhoso versículo.

Ao lermos um texto pela primeira vez, vemo-lo com uma visão geral, na segunda vez, a visão é de devocional e na terceira vez a visão é analítica.

Existem três tipos de contexto para se fazer um estudo exegético, o primeiro contexto é o bíblico (imediato ou remoto), o segundo é o teológico e o terceiro é o histórico.

Poderia eu me prender a questão de quem seria a pedra, mas não vejo aqui necessidade para discorrer este assunto visto que é mais do que provado que a pedra a quem Cristo se referia era Ele mesmo, como a pedra angular. Porém não deixando dúvidas de que Pedro bem como os outros apóstolos é uma pedra de grande importância nos fundamentos da igreja de Cristo (Ef. 2.19-22).

No entanto o que eu quero discorrer aqui é a que inferno Cristo se referia, e como não prevaleceria contra a igreja que Ele estava para edificar.

Inferno.

Antes de darmos uma definição para esta palavra é necessário lembrar que a bíblia é um Livro que apesar de ser muito exato em seu conteúdo não foi escrito no português, mas no hebraico, aramaico, latim e a maior parte do Novo Testamento em grego, idiomas estes que são mui ricos diante do português.

Inferno no Hebraico é Sheol, no grego é Hades, ou ainda Tártaro e Geena.

Hades ou Sheol, são a mesma palavra e só muda o idioma e ambas significam inferno, que pode também ser traduzida como, morada dos mortos, ou morte. (Compare em Salmos 16.8-10 nas versões RC e RA)

Tártaro é a palavra grega para inferno, ao se referir as cadeias eternas nas quais alguns dos anjos que pecaram foram lançados e reservados para o dia do juízo.

Geena é outro nome grego para inferno, e se refere ao centro de cremação do tempo do rei Acaz cujo nome quer dizer “Vale dos filhos de Hinon” que era um prenuncio do lago de fogo eterno.

Ao dizer que as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja Jesus utilizou a palavra Sheol/Hades, que quer dizer inferno ou morte.

Ao discorrer sobre a incorruptibilidade que nós receberemos em nosso corpo e do corpo incorruptível com que os mortos em Cristo ressuscitarão, Paulo cita uma frase que mais tarde se tornaria uma das mais citadas da igreja:

“Onde está ó morte a tua vitória, onde está ó inferno o teu aguilhão”.

Observe o que Paulo diz:
“Onde está ó morte a tua vitória, onde está ó inferno o teu aguilhão”.

Paulo faz uma redundância poética ao citar Oséias 13:14 usando a palavra Sheol.

Na versão RA está escrito assim

“Onde está ó morte a tua vitória, onde está ó morte o teu aguilhão”.

E por aqui entendemos ainda mais que inferno e morte são a mesma palavra ou que pelo menos estão intimamente ligadas (Ap. 6.8).

O problema é que sempre tivemos a visão de que Satanás é o rei do inferno e a primeira interpretação desta palavra é que por mais que o Diabo e seus anjos lutem contra a igreja de Cristo, não vão prevalecer.

A palavra porta pode ser vista como poder e nós podemos entender, portanto, que Jesus estava dizendo que os poderes da morte não seriam fortes o suficiente para impedir o crescimento da sua igreja, falava de sua própria morte, e também daqueles que haviam de morrer por causa do evangelho.

Então este versículo pode ser visto como:

“Pois te digo que tu és uma das pedras sobre as quais, eu edificarei a minha igreja e que eu sou a Pedra angular desta grande construção e por mais que morram os seus elementos, os poderes da morte não irão impedir que ela continue a crescer”.

A Bíblia bem lida é uma coisa linda!!!!!

Um comentário:

dinoraverdade.blogspot.com.br disse...

SUA INTERPRETAÇÃO FAZ SENTIDO,MAS JESUS FALAVA SIM DOS PODERES DO INFERNO, DOS PODERES DOS DEMÔNIOS QUE TRAZEM A INCREDULIDADE NO CORAÇÃO DO HOMEM E QUE NÃO PODEM PREVALECER CONTRA A SUA IGREJA.

Powered By Blogger