Quem sou eu

Minha foto
Sou um Jovem Presbítero, Casado com uma mulher maravilhosa, procuro agradar ao Senhor Jesus Cristo para que tudo que eu faça e que alcance êxito, seja para glória dEle

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Abusos Teológicos. Deus Usou a Jumenta pra falar com Balaão?

Sempre ouvimos nos púlpitos de nossas igrejas as seguintes afirmações:
- O nosso Deus é um Deus de grande poder, Ele faz o que Ele quer e ninguém O impede, Ele usa QUEM Ele quer, ele USOU uma jumenta para falar com Balaão.

A igreja vibra diante de uma frase como esta, muitos se alegram e
até falam em linguas estranhas. Há porém uma coisa que é nessessário que lembremos.
Deus fez o homem dotado de espírito, alma e corpo, (Gn 2.7) Deus é Espírito, (Jo 4.24) os animais são alma vivente, (Gn 1.20-25),

Deve-se observar que ao fazer este artigo não estou dizendo que o poder de Deus é limitado, muito pelo contrário, Ele é O Todo-Poderoso, O que era ,e O que É e O que ha de vir, creio muito no poder e nos mistérios de Deus, mas a fé anda em conformidade com a razão, pela fé eu creio que Deus usaria um Animal para falar com o homem, mas ao observar a Razão eu percebo que isso é contra a natureza de Deus.

O Senhor criou o homem dotado de espírito, (heb.ruash, pneuma) para falar com ele, e ter comunhão, mas os animais possuem alma, (gr. pshikê) que é a sede dos sentimentos, podemos observar que os animais sentem alegria, tristeza e até mesmo stress, mas tudo isso é por instinto pois eles não raciocinam, para que o Senhor usasse um animal era nessessário que este fosse dotado de espírito para que recebesse do Espírito de Deus e passasse a Balaão.


Observemos o Texto:

NuMeros 22.22-35

E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o anjo do SENHOR pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos com ele.
Viu, pois, a jumenta o anjo do SENHOR, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho, indo pelo campo; então Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho. Mas o anjo do SENHOR pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo uma parede de um e de outro lado. Vendo, pois, a jumenta, o anjo do SENHOR, encostou-se contra a parede, e apertou contra a parede o pé de Balaão; por isso tornou a espancá-la. Então o anjo do SENHOR passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda. E, vendo a jumenta o anjo do SENHOR, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão. Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria. E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. Então o anjo do SENHOR lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim: Porém a jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ela deixaria com vida. Então Balaão disse ao anjo do SENHOR: Pequei, porque não sabia que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei. E disse o anjo do SENHOR a Balaão: Vai-te com estes homens; mas somente a palavra que eu falar a ti, esta falarás. Assim Balaão se foi com os príncipes de Balaque.



Observe o que diz a biblia:


Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria. E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.

Quando declaramos que Deus usou alguém, logo entende-se que Ele, falou através de alguém, mas no caso da jumenta de Balaão, observa-se que o Senhor não a usou, mas que abriu a sua boca, ou seja deu a jumanta o poder de falar por alguns instantes, tendo o poder de falar, a jumenta com vós humana (2 Pedro2.15,16) declara tudo o que está sentindo sem usar o nome do Senhor, como os animais tem sentimentos por instinto falou aquilo que a angustiava.

Concluimos pois que O Senhor não USOU a jumenta para falar com balaão, mas que ele usa quem Ele quer (Homem ou Mulher), e se utiliza do que Ele quer (animais, natureza, e até mesmo circunstancias da vida) com o fim de realizar o seu propósito, mas que Ele não foge do que lhe é natural, (Não pode negar-se a sí mesmo) mas faz tudo o que Ele quer para que o homem entenda o Seus proósitos

2 comentários:

Jamille e Jeferson disse...

um famoso poeta e dramaturgo inglês, diz. O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair.
diante de um grande professor que conheço (Pb.Jonas Azevedo), considero esse conceito um mero escrito infantil. descarto esse mérito pelo seguinte fato; além do nosso irmão Pb. Jonas ser um grande professor é dotado de uma grande ciência, e seus argumentos inspirados pelo próprio espírito Santo. e diante dessas verdades eu afirmo um grande sucesso aparente que até hoje cresce não só com humildade, santidade, e afeto mas como um grande teólogo e lidere espiritual que se mantem de pé crescendo em glória em glória.
Deus seja Louvado pela sua vida professor Jonas Azevedo que nos da a honra de compartilhar sua rentável sabedoria e testemunho Deus abençoe!

by : jeff.

Simony Camargo disse...

Irmão, querendo ou não, a jumenta não fez nada sozinho, precisou de auxilio, e esse auxilio veio de Deus, então podemos dizer que assim como deus usa a natureza para falar com a humanidade, ele abriu essa exceção e usou a jumenta, o que seria uma vergonha para o homem que foi dotado de razão e ainda assim negligencia o mandado de Deus.paz I.A.S.D