Quem sou eu

Minha foto
Sou um Jovem Pastor, Casado com uma mulher maravilhosa, pai de uma linda garota, procuro agradar ao Senhor Jesus Cristo para que tudo que eu faça e que alcance êxito, seja para glória dEle

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Momeno Teológico "Forma de Deus"

Ao examinar as Escrituras, dois fatos ficam bem claros:
Primeiro, Deus é Espírito e não possui características humanas ou limitações;
Segundo, que toda a evidência encontrada nas Escrituras concordam com o fato de que Deus Se revelou à humanidade na forma masculina.
Antes de tudo, a verdadeira natureza de Deus precisa ser entendida. Deus é uma pessoa, obviamente, porque Deus demonstra todas as características de uma pessoa: Deus tem uma mente, vontade, intelecto e emoções. Deus se comunica, tem relacionamentos, e as ações pessoais de Deus são evidenciadas por toda a Bíblia.

Como João 4:24 diz: “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”

Já que Deus é um ser espiritual, Deus não possui características humanas físicas. No entanto, às vezes a linguagem figurativa é usada nas Escrituras para descrever Deus com características humanas – isso é chamado “antropomorfismo”. Antropomorfismo é apenas uma forma que Deus (um ser espiritual) usa para comunicar certas verdades sobre Sua natureza à humanidade, (seres físicos). A Biblia usa ainda outras linguagen figuradas como Zoomorfismo (Caracteres de Animais atribuidos a Deus) e até mesmo Antropopatia (Sentimentos humanos atribuidos a Deus como por exemplo arrepender-se) a Biblia mostra tambem Deus assumindo forma humana e isso é chamado um pouco deiferente do antropo-morfismo é chamado de antropo-formismo a diferença na palavra está na inversão das letras (é necessário cuidado para não confundir, pois as palavras são parecidas mas os significados são completamete diferentes).

Sendo o homem é um ser físico, é limitado na sua capacidade de compreender as coisas que vão além do reino físico, e o antropomorfismo na Bíblia ajuda o homem a entender quem Deus é.

Parte da dificuldade vem ao se examinar o fato de que o homem é criado à imagem de Deus.

Gênesis 1:26-27 diz: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

O que isso significa é que tanto o homem quanto a mulher foram criados à imagem de Deus, pois eles são mais magnificentes do que o resto da criação; eles, como Deus, têm uma mente, vontade, intelecto, emoções e capacidade moral. Animais não possuem essa capacidade moral e também não possuem o componente imaterial (espírito) como a humanidade possui, mas apenas corpo e alma.

(Imagine você que a biblia diz que Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança, vamos levar ao pé da letra:

Deus tem alguns lugares que pode se asentar, No céu, Acima do céu, e em o Globo da terra, desta forma Deus teria também 3 Nádegas.

Deus é tanto homem quanto mulher, deste jeito Ele tem seios, [por ser Ele grande eu diria que volumosos], tem os orgãos sexuais masculino e feminino. (Isto é a doutrina do hermafroditismo que ensina que o deus hermes e a deusa afrodite (hermes+afrodite= hermafrodite) da mitologia grega, tiveram relações sexuais e saiu um homem-mulher ou uma mulher-homem. e é também a doutrina das bruxas que ensina que Deus é apenas uma entidade superior e que é tanto homem quanto mulher.)
O seu trono está no céu e os seus pés na terra, Ele seria um camarado desengonçado por ter pernas enormes.)

Na verdade quando em Genesis 1.26 diz que Deus criou o homem e a mulher simultaneamente mostra que eles foram Criados e não formados desta forma entendemos que o homem foi criado primeiro como espírito, e depois foi formado, e quando Deus sopra em suas narinas o folego (ruash, espírito) de vida, Ele está pondo no homen formado o homem criado, unindo-o para que seja uma alma-vivente, e ao formar a mulher Ele faz da mesma maneira.


Gênesis nos diz que quando o homem foi criado por Deus, Deus o criou à Sua imagem. A imagem de Deus é o fator espiritual que apenas o homem possui. Deus criou o homem para ter um relacionamento com Ele; o homem é a única parte da criação projetada para esse propósito.Tendo dito isso, o homem e a mulher são os únicos projetados à imagem de Deus – eles não são “cópias exatas” de Deus, e o fato de que há homens e mulheres não indica que Deus tem características masculinas e femininas. Lembre-se: ser criado à imagem de Deus não tem nada a ver com características físicas. Sabemos que Deus é um ser espiritual e não possui características físicas. No entanto, isso não limita como Deus pode escolher Se revelar para a humanidade. As Sagradas Escrituras contêm toda a revelação que Deus deu ao homem sobre Si mesmo, e por isso devem ser a única fonte objetiva de informação sobre Deus.
Powered By Blogger