Quem sou eu

Minha foto
Sou um Jovem Pastor, Casado com uma mulher maravilhosa, pai de uma linda garota, procuro agradar ao Senhor Jesus Cristo para que tudo que eu faça e que alcance êxito, seja para glória dEle

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Abusos Teológicos. Deus Usou a Jumenta pra falar com Balaão?

Sempre ouvimos nos púlpitos de nossas igrejas as seguintes afirmações:
- O nosso Deus é um Deus de grande poder, Ele faz o que Ele quer e ninguém O impede, Ele usa QUEM Ele quer, ele USOU uma jumenta para falar com Balaão.

A igreja vibra diante de uma frase como esta, muitos se alegram e
até falam em linguas estranhas. Há porém uma coisa que é nessessário que lembremos.
Deus fez o homem dotado de espírito, alma e corpo, (Gn 2.7) Deus é Espírito, (Jo 4.24) os animais são alma vivente, (Gn 1.20-25),

Deve-se observar que ao fazer este artigo não estou dizendo que o poder de Deus é limitado, muito pelo contrário, Ele é O Todo-Poderoso, O que era ,e O que É e O que ha de vir, creio muito no poder e nos mistérios de Deus, mas a fé anda em conformidade com a razão, pela fé eu creio que Deus usaria um Animal para falar com o homem, mas ao observar a Razão eu percebo que isso é contra a natureza de Deus.

O Senhor criou o homem dotado de espírito, (heb.ruash, pneuma) para falar com ele, e ter comunhão, mas os animais possuem alma, (gr. pshikê) que é a sede dos sentimentos, podemos observar que os animais sentem alegria, tristeza e até mesmo stress, mas tudo isso é por instinto pois eles não raciocinam, para que o Senhor usasse um animal era nessessário que este fosse dotado de espírito para que recebesse do Espírito de Deus e passasse a Balaão.


Observemos o Texto:

NuMeros 22.22-35

E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o anjo do SENHOR pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos com ele.
Viu, pois, a jumenta o anjo do SENHOR, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho, indo pelo campo; então Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho. Mas o anjo do SENHOR pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo uma parede de um e de outro lado. Vendo, pois, a jumenta, o anjo do SENHOR, encostou-se contra a parede, e apertou contra a parede o pé de Balaão; por isso tornou a espancá-la. Então o anjo do SENHOR passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda. E, vendo a jumenta o anjo do SENHOR, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão. Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria. E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. Então o anjo do SENHOR lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim: Porém a jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ela deixaria com vida. Então Balaão disse ao anjo do SENHOR: Pequei, porque não sabia que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei. E disse o anjo do SENHOR a Balaão: Vai-te com estes homens; mas somente a palavra que eu falar a ti, esta falarás. Assim Balaão se foi com os príncipes de Balaque.



Observe o que diz a biblia:


Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria. E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.

Quando declaramos que Deus usou alguém, logo entende-se que Ele, falou através de alguém, mas no caso da jumenta de Balaão, observa-se que o Senhor não a usou, mas que abriu a sua boca, ou seja deu a jumanta o poder de falar por alguns instantes, tendo o poder de falar, a jumenta com vós humana (2 Pedro2.15,16) declara tudo o que está sentindo sem usar o nome do Senhor, como os animais tem sentimentos por instinto falou aquilo que a angustiava.

Concluimos pois que O Senhor não USOU a jumenta para falar com balaão, mas que ele usa quem Ele quer (Homem ou Mulher), e se utiliza do que Ele quer (animais, natureza, e até mesmo circunstancias da vida) com o fim de realizar o seu propósito, mas que Ele não foge do que lhe é natural, (Não pode negar-se a sí mesmo) mas faz tudo o que Ele quer para que o homem entenda o Seus proósitos

21 comentários:

Jamille e Jeferson disse...

um famoso poeta e dramaturgo inglês, diz. O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair.
diante de um grande professor que conheço (Pb.Jonas Azevedo), considero esse conceito um mero escrito infantil. descarto esse mérito pelo seguinte fato; além do nosso irmão Pb. Jonas ser um grande professor é dotado de uma grande ciência, e seus argumentos inspirados pelo próprio espírito Santo. e diante dessas verdades eu afirmo um grande sucesso aparente que até hoje cresce não só com humildade, santidade, e afeto mas como um grande teólogo e lidere espiritual que se mantem de pé crescendo em glória em glória.
Deus seja Louvado pela sua vida professor Jonas Azevedo que nos da a honra de compartilhar sua rentável sabedoria e testemunho Deus abençoe!

by : jeff.

Unknown disse...

Irmão, querendo ou não, a jumenta não fez nada sozinho, precisou de auxilio, e esse auxilio veio de Deus, então podemos dizer que assim como deus usa a natureza para falar com a humanidade, ele abriu essa exceção e usou a jumenta, o que seria uma vergonha para o homem que foi dotado de razão e ainda assim negligencia o mandado de Deus.paz I.A.S.D

Unknown disse...

Quem ensina os papagaios e outras aves a falar ? Sera que alguem jah perdeu tempo tentando ensinar digamos um porco ? rsrs

Porque Adao e Eva nao acharam estranho conversar com uma serpente?
Se a serpente ao falar foi usada por Satanas, porque entaun Deus nao pode ter usado uma jumenta ??
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

Gênesis 3:1-5

Jonas Azevedo disse...

Caro Renival, algumas respostas às tuas perguntas:

1-Papagaio não fala, repete palavras aprendidas, mas não tem consciência.

2-Não conheço outras aves que repitam palavras, mas caso exista, cabe-lhe a mesma regra do papagaio.

3-Adão e Eva não falaram com a serpente, Adão nem mesmo estava presente na hora da "conversa".

3-A serpente era um animal, dizer que satanás usou um animal é no mínimo curioso, visto que para que haja uma possessão espiritual, é necessário que o ser a ser possesso seja espiritual, o que não é o caso da serpente; o fato é que quem falou foi Satanás, que se aproveitando da inexperiência de Eva, falou por trás da serpente enquanto esta balbuciava.

4- Se alguém podia dar a serpente o poder de falar, era o Ser que a criou, ou seja, Deus, satanás não tem tal poder.

Daí você pode perguntar, e quanto a sentença de Deus para a serpente, Analisemos,

- Então o Senhor Deus declarou à serpente: "Já que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida.
Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar"

Gênesis 3:14-15 -

A serpente serviu de canal para Satanás falar com Eva, por isso ela foi, amaldiçoada por Deus, mas a grande sentença foi contra Satanás, a "serpente original":

-O descendente da mulher ferir-te-á a cabeça.

Portanto conclui-se que satanás não usou a serpente nem mesmo lhe deu o poder de falar.



Unknown disse...

Ate quando li o ensinamento do professor havia entendido TUDO, MAS AI FUI LER OS COMENTARIOS ACABEI ENTENDENDO NADA... '_'

Jorge disse...

Pb. Jonas, quero parabenizá-lo pela brilhante conclusão de que Deus não usou uma jumenta para falar por Ele, e apenas deu à jumenta a capacidade momentânea de falar com voz humana para expressar suas angústias (os açoites), derrubando assim um abuso teológico muito utilizado de que se Deus utilizou uma jumenta para falar por que não poderia utilizar um servo da igreja...
Gostaria de tomar conhecimento de mais estudos da Bíblia realizados por Va. Sa., tenho certeza que muitos outros também pensam assim.
Graça e paz!

Unknown disse...

Entendo então que Pedro foi usado por satanás literalmente quando disse pra Jesus ter compaixão de si mesmo

Unknown disse...

Se deixarmos de falar da glória de Deus até as pedras falarão...

Vídeos Cristãos disse...

Texto muito bem escrito, parabéns.
Cursos Bíblicos Online

Unknown disse...

Esplêndida explicação!!!!!

Unknown disse...

Esplêndida explicação!!!!!

Unknown disse...

Parabéns pela explicação, perfeito.

Unknown disse...

A palavra Satanas significa adversário. Não acredito que pedro tenha sido usado por uma influência satânica. Mas que agiu coagido pela carne que busca negar qualquer tipo de sofrimento.
A resposta de Jesus a pedro e a chamada para que negue se si mesmo evidenciam isso

Unknown disse...

Concordo plenamente com esse comentário. A questão da serpente por exemplo Eva não tinha conhecimento do mal portanto não sabia da existência de um ser maligno portanto ela via ninguém ali a não ser a serpente no momento.
Ela estava dialogando a respeito do questionamento da palavra que havia falado pensando estar falando com a serpente. Oque eu aprendo aqui é que a jumenta teve a percepção da presença de um ser espiritual invisível Deus não abriu os olhos da jumenta ela viu por extinto animal. Então a serpente também teve a percepção de de Satanás pois ele é um anjo, mas não se esquivou talvez seja por isso que foi sentenciada por Deus....

Unknown disse...

Boa reflexão o pastor é um estudado na palvra

Unknown disse...

Boa reflexão o pastor é estudado na palavra

Anônimo disse...

Louvado seja DEUS,sempre eu falo pra alguns irmãos que parem dessa baboseira de ficar falando (DEUS USA ATE UMA JUMENTA)Isso e claro nas escrituras que DEUS não usou a jumenta ,DEUS deu por um pouco de espaco de tempo pelo seu grandioso poder a voz a mesma...por ser um ser sem espírito como pode DE7S usar? Se até pra adora-lo precisamos estar em espiespí POIS o próprio JESUS disse:
João 4:24
Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
E também pra ser usado tem que ter espírito...

Unknown disse...

Gostei muito da explicação, um dia fui pregar em um ministério e o pastor disse: " se Deus usou uma jumenta vai usar ele tbm", não concordei mas mantive em silêncio, sou imagem e semelhança e o Espírito de Meu Abba faz morada em mim e se Deus quer usar ele usa os seus filhos, a jumenta falou o que ela viu(anjo) e viveu com Balaão

scamargogyn disse...

bom dia à todos !
tenta-se explicar ,se a jumenta falou ou não.
más ficou um pouco confuso a explicação, porque de fato a jumenta falou !

Unknown disse...

A jumenta falou pq Deus fez ela falar, assim como Ele abriu o mar vermelho, fez machado flutuar, fez tremer o cárcere...

Unknown disse...

o texto fala que o Senhor abriu a boca da jumenta então ela falou no caso ele permitiu que ela falasse. Foi uma ação de Deus e detalhe ela não diz nenhuma a palavra que Deus mandou mas fala sobre os maltratos que estava sofrendo do profeta. Mas foi uma ação divina para falar com o seu servo.

Powered By Blogger