Quem sou eu

Minha foto
Sou um Jovem Pastor, Casado com uma mulher maravilhosa, pai de uma linda garota, procuro agradar ao Senhor Jesus Cristo para que tudo que eu faça e que alcance êxito, seja para glória dEle

terça-feira, 12 de março de 2013

EBD Lições - Lição 11 - Os Milagres de Eliseu


TEXTO ÁUREO
"Ora, o rei falava a Geazi, moço do homem de DEUS, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito" (2 Rs 8.4).

VERDADE PRÁTICA
Os milagres realizados por Eliseu não visaram à glorificação pessoal do profeta, mas demonstraram o amor e a graça de DEUS.
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2 Reis 2.9-14
9 Sucedeu, pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. 10 E disse: Coisa dura pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não, não se fará. 11 E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. 12 O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando das suas vestes, as rasgou em duas partes. 13 Também levantou a capa de Elias, que lhe caíra; e voltou-se e parou à borda do Jordão. 14
E tomou a capa de Elias, que lhe caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR, DEUS de Elias? Então, feriu as águas, e se dividiram elas para uma e outra banda; e Eliseu passou.
Comentários
Tópico I - Os Milagres de Provisão
1-A multiplicação dos pães [e das espigas]
Quando lemos a respeito da multiplicação dos pães e das espigas verdes, imaginamos: Eram 20 pães e não se sabe quantas espigas de cevada, a única coisa que o cronista descreve é que ainda estavam verdes, 
(Cevada Verde Se a cevada verde soa para você como comida para hamsters ou cobaias, pense novamente. Sendo uma das muitas substâncias tradicionalmente encontradas na culinária asiática, e tendo agora um consumo mundial emergente, a cevada verde tem muitos nutrientes vitais e você pode acabar usando-a em breve.
  1. O que é cevada verde? Para os não iniciados, a cevada verde pode ser tomada como um suplemento em comprimidos, pó ou líquido. Ela pode ser também chamada de grama de cevada. Todos os suplementos de cevada, independentemente da forma, são derivados das folhas das plantas jovens. Desconfie de ingredientes adicionados e desnecessários que podem ser indesejáveis na forma de suco (como o açúcar).
  2. Vitaminas. A cevada verde é uma boa fonte de vitaminas B, C e E. Esta planta pode lhe fornecer mais vitamina C do que o suco de laranja. Além disso, a cevada verde contém mais beta-caroteno do que cenouras, e seu beta-caroteno é mais facilmente digerido.
  3. Antioxidantes. A cevada verde contém uma determinada forma de vitamina E - alfa-tocoferol succinato - cujas qualidades antioxidantes têm sido extensivamente documentadas. Não apenas isso, a cevada verde é a melhor fonte vegetal da enzima dismutase superóxida, um dos antioxidantes mais importantes para a saúde das células que estão expostas ao oxigênio.
  4. Proteínas e aminoácidos. Para quem procura manter um nível saudável de proteínas sem depender de carne, aproximadamente 40% da massa da cevada verde é proteína. O sortimento de aminoácidos na cevada é extremamente grande.
  5. Rica em minerais. A cevada verde não é só uma excelente fonte de proteínas, mas também tem mais cálcio do que o leite - aproximadamente dez vezes mais! O cálcio não é o único mineral disponível na cevada, ela é uma verdadeira mina de ouro de minerais, contendo potássio, manganês, zinco, e em particular uma elevada quantidade de ferro (até mesmo mais do que o espinafre, que é famoso pelo seu teor de ferro).
  6. Fonte de fibra. A cevada verde contém a fibra a-glucana. Pesquisadores estudam a possibilidade de que a a-glucana, presente também no farelo de aveia, pode reduzir os níveis de colesterol.
  7. Clorofila? Alguns têm atribuído à clorofila (responsável pelo pigmento verde das plantas verdes como a cevada) um efeito antioxidante, uma habilidade de curar mau hálito e combater sintomas da fibromialgia. No entanto, existem poucas provas para confirmar estas afirmações.
A cevada verde é definitivamente boa, como vegetal é grande fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes, e adicioná-la a sua dieta é uma sábia decisão. Ao invés de pensar na cevada verde como um cura-tudo ou uma substância exótica milagrosa, devemos apreciá-la como um alimento bom e saudável.)
mas o fato é que estavam presentes cem homens, e como alimentá-los com vinte pães e algumas espigas verdes de cevada? Nada melhor do que apresentar ao homem de Deus para que o milagre da multiplicação aconteça. Este milagre não pode ser reduzido ou desdenhado diante dos milagre de multiplicação feitos por Jesus pois um foi tão grande quanto o outro, independente da quantidade o fato é que, todos tanto aqui quanto ali foram alimentados.

 2- Abundancia de Víveres
A contextualização deste evento miraculoso está em II Rs: 6:24-7:20, a cidade estava cercada, não havia chance de sobrevivência, se saíssem morreriam à espada se ficassem morreriam de fome, que fazer? a alternativa real foi culpar o profeta Eliseu e querer matá-lo, mas foi surpreendido com uma palavra animadora da parte do Senhor, no pior momento do seu reinado, o oficial do rei não acreditou, por isso viu, mas não comeu nada pois o povo quando saiu para saquear o arraial do inimigo, (o qual Deus expulsara de uma forma milagrosa) o atropelou e ele morreu, por isso acreditemos na palavra vinda do Senhor.

Tópico II - Os Milagres de Restituição
1- A ressurreição do filho da Sunamita
antes que este episódio acontecesse, a mulher havia reconhecido Eliseu como "um santo homem de Deus" por isso fez ali uma habitação provisória para que todas as vezes que ele fosse a Suném, se hospedasse em sua casa, em agradecimento, ele lhe profetizou um filho, o qual depois de um tempo veio a óbito, Deus tem Seus propósitos, por isso permitiu a morte do menino para que o Seu nome fosse glorificado, e assim sucedeu.

2- O machado que flutuou
"Ai meu senhor, porque era emprestado" este foi o clamor do discípulo dos profetas ao ver o ferro de um machado cair na água do rio Jordão, mas ainda bem que o Homem de Deus estava lá, cortou um galho e jogou no mesmo lugar onde o ferro caíra, o ferro nadou, desafiando a lei da gravidade, porque a lei maior, é a Palavra do Senhor.    

Tópico III - Os Milagres de Restauração
1- A Cura de Naamã 
É este um dos textos mais lidos e pregados por nós pentecostais, por isso precisa de uma grande atenção; o homem Naamã sofria de uma doença comum no antigo Oriente Médio mas ele ainda fazia parte da elite do governo sírio, talvez a sua doença não fosse tão grave, ou não estivesse em estado avançado, mas o fato é que logo ele se afastaria não fosse uma escrava hebreia que falara sobre o homem de Deus em Samaria, que lhe restauraria de sua doença. Aprendo aqui que a fidelidade de Eliseu como servo do Senhor ultrapassara as fronteiras do seu país e a captura da menina hebreia tinha um propósito divino, portanto confiemos no Senhor e como fez Naamã, "mergulhemos" em Seu rio quantas vezes Ele mandar, para que os seus propósitos sejam concretizados.

2- As águas [e a terra] de Jericó
Ao reconhecerem que Eliseu era o legítimo sucessor de Elias os homens de Jericó lhe falaram a situação das águas e da terra em que habitavam; não sei quais eram as reais intenções deles, talvez quisessem "tirar a prova dos 9 fora"    mas o fato é que o milagre aconteceu, as águas ficaram potáveis e a terra produtiva conforme a Palavra do Senhor, depois da travessia do Jordão este foi o primeiro milagre de Eliseu.

Tópico IV - Os Milagres de Julgamento
1- Maldição dos rapazinhos
Quando Eliseu saiu de Jericó, e dirigia-se a Betel, alguns jovens caçoavam dele dizendo "sobe calvo" ele os amaldiçoou, não porque o chamavam de calvo, mas porque diziam "sobe" em referencia ao "subir" de Elias, portanto não se deve ofender o "ungido" de Deus, pois as conseqüências serão no mínimo desagradáveis.
2- A doença de Geazi
Não obstante ter pensado em tomar dinheiro por um trabalho feito pelo Senhor, Geazi mentiu para o homem de Deus ao dizer que nada fez, a conseqüência do seu erro foi desastrosa, ficou leproso instantaneamente, e teve à sua descendência o mesmo destino.

Conclusão 

Deus não mudou, Ele continua a realizar milagres, muitos crentes dizem que Deus não opera hoje como no passado, e procuram motivos para tal; É porem notório que na dispensação da lei (Teologicamente chamada de dispensação do Pai) Ele operou de uma forma, na do Filho doutra e na do Espírito (Graça) doutra, Deus não muda, mas muda as Suas estratégias para atrair o homem à Si, pois o maior milagre que hoje pode ocorrer, é o ser humano crer na Palavra do Senhor apenas ao ouví-La.    

   

Nenhum comentário:

Powered By Blogger