Quem sou eu

Minha foto
Sou um Jovem Pastor, Casado com uma mulher maravilhosa, pai de uma linda garota, procuro agradar ao Senhor Jesus Cristo para que tudo que eu faça e que alcance êxito, seja para glória dEle

quarta-feira, 20 de março de 2013

EBD Lições - Lição 12 - Eliseu e a Escola dos Profetas


TEXTO ÁUREO 
"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em CRISTO JESUS. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros" (2 Tm 2.1,2). 
 

VERDADE PRÁTICA 
A escola de profetas objetivava a transmissão dos valores morais e espirituais que DEUS havia entregado a Israel através de sua Palavra. 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2 Reis 6.1-7
1 E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face nos é estreito. 2 Vamos, pois, até ao Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar, para habitar ali. E disse ele: Ide. 3 E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei. 4 E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira. 5 E sucedeu que, derribando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado. 6 E disse o homem de DEUS: Onde caiu? E, mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez nadar o ferro. 7 E disse: Levanta-o. Então, ele estendeu a sua mão e o tomou.

Comentários

Tópico 1 - A Instituição das Escolas de Profetas
1- Noção de Organização e Forma

A Estrutura do espaço em que habitavam e estudavam os discípulos dos profetas, era algo pensado, não era um "oba, oba", era de fato uma instituição de ensino na qual os jovens de Israel aprendiam a reverenciar e obedecer a Deus e falar aos demais de acordo com os princípios divinos.
Se nos ocuparmos por melhorar a estrutura de nossos templos com o fim de adequá-los à Escola Bíblica Dominical, nosso povo terá qualidade de ensino.

2-Noção de Organismo e Função

Nos dias atuais, vemos muitas pessoas "alto-intitulados"   Profetas, mas só querem falar, falar e não se interessam pelo ensino na casa de Deus, e muito menos pelo compromisso de liderar um grupo com o fim de formá-lo para um melhor proveito do Reino de Deus, estes deveriam se espelhar no profeta Eliseu, que além de ser um Arauto do Senhor, também se preocupava com a formação pedagógica dos que futuramente agiriam como profetas do Senhor.
Preocupemo-nos com os futuros obreiros, caso contrário, a igreja sucumbirá, em um mar de heresias e modismos.

Tópico II - Os objetivos das Escolas de Profetas
1-Treinamento
Não se refere aqui a um treinamento de como persuadir alguém a creditar que certa mensagem vinha do Senhor, ou coisa deste tipo, mas o discípulo era treinado a obedecer aos seus líderes e ao Senhor; Temos nós ensinado Isto?

2- Encorajamento

Já fomos piores, mas ainda vivemos dias em que alguns cristão e até líderes, desvalorizam o estudo bíblico-teológico sob a descabida desculpa de ser prejudicial a vida espiritual, Elias e Eliseu, trabalhavam para que os discípulos fossem bem instruídos e encorajados a estudar e conhecer melhor a Palavra que pregariam.  

Tópico III - O Currículo das Escolas de Profetas
1-A Escritura

O Livro de Deuteronômio é o "resumo" da Torah, sendo assim, ele fazia parte da didática do ensino em israel, e particularmente nas escolas de Profetas; Ao falar da Aliança, Elias referia-se à Leis Mosaica, pois antes dela houve algumas Alianças: Edênica, Adâmica, Noética, Abraâmica, e depois da Mosaica a Palestiniana, Davídica, Cristã (cristocêntrica, ou ainda neo-testamentária) e a futura que é a Milenial.

2- A Experiência
Nos dias hodiernos, a grande maioria dos "jovens pregadores" não querem aprender com as experiencias dos mais velhos, talvez isto implique no fato de parte deles não ter base bíblico-doutrinária para compor seus "sermões imaturos" e quando caem no descrédito da comunidade, pula de "galho em galho" buscando aprovação. 

Tópico IV - A metodologia da Escola de Profetas
1- Ensino através do exemplo

Todos nós, quer novos, quer velhos, quer doutos, quer leigos, precisamos de "espelho" (exemplo a ser seguido), mas nunca devemos esquecer, que Cristo é o GRANDE exemplo, e se quisermos alcançar exito em nossos projetos, de natureza, Espiritual, ou não, sigamos o exemplo do Mestre.

2- Ensino através da Palavra

Vemos hoje pessoas evangélicas, que possuem muitos livros extra-bíblicos e possuem muito conhecimento, mas dedicam a maior parte do seu tempo em ler estes livro e esquecem de voltar às Escrituras, que são de facto a nossa GRANDE LIÇÃO.   

Conclusão 

É possível aprender com os ministérios de Elias e Eliseu que Deus se interessa pelo aprendizado, do seu povo, e que para isto Ele convoca todo o corpo docente da igreja para que o Seu povo seja bem instruído, e esteja pronto para toda boa obra. 

Nenhum comentário:

Powered By Blogger