Quem sou eu

Minha foto
Sou um Jovem Pastor, Casado com uma mulher maravilhosa, pai de uma linda garota, procuro agradar ao Senhor Jesus Cristo para que tudo que eu faça e que alcance êxito, seja para glória dEle

quarta-feira, 6 de março de 2013

EBD Lições - Lição 10 - Há um milagre em sua casa

Texto Áureo
"Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio" (2 Rs. 4.4)

Verdade Prática
A história da multiplicação do azeite da viúva, mostra claramente, que o Senhor é Soberano e Gracioso, para suprir todas as necessidades de seus filhos 

Leitura Bíblica em Classe

E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia. E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto. 


Comentário

Contexto Histórico-Doutrinário 
Era costume da época no Antigo Oriente Médio, que as pessoas que tinham dívidas se vendiam como escravos aos seus credores, mas não vejo nenhum registro bíblico que os credores tivessem direito nos filhos dos falecidos, além do mais está escrito na Lei que a viúva tinha direito nos dízimos tanto quanto o órfão, o estrangeiro e o Levita (Dt. 14:29) diz ainda na lei que não se deve tomar penhor das viúvas (Dt. 24:17 / Ex. 22:21-27)
Por estas razões eu me arrisco a dizer que: O credor não era Israelita, ou era um terrível infrator da lei mosaica, seu julgamento viria de Deus. 

Tópico I - A Motivação do Milagre

1 - A necessidade humana
Deus não ajuda aquele que não tem necessidade; primeiro: quem não precisa, não pede; segundo: Deus não concede bençãos a quem não pede a menos que haja um propósito específico, no contrário, o tal não considerará uma dádiva divina e sim uma aquisição com os próprios esforços e o propósito maior de Deus não irá ser concretizado; a glorificação do Seu Nome. 

2 - A misericórdia Divina
Significado de Misericórdia - Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa
s.f. Piedade, compaixão, sentimento despertado pela infelicidade de outrem. / Perdão concedido unicamente por bondade; graça. / Punhal que outrora os cavaleiros traziam à cintura no lado oposto àquele em que estava a espada, e que lhes servia para matar o adversário, depois de derrubado, se ele não pedia misericórdia. // Misericórdia divina, atribuição de Deus que o leva a perdoar os pecados e faltas cometidos. // Bandeira de misericórdia, pessoa bondosa, sempre pronta a ajudar o próximo e a desculpar-lhe os defeitos e faltas. // Golpe de misericórdia, o ferimento mortal feito com o punhal chamado misericórdia; o golpe mortal dado a um moribundo. // Mãe de misericórdia, denominação dada à Virgem Maria para significar a sua imensa bondade. // Obras de misericórdia, nome dado a quatorze preceitos da Igreja, em que se recomendam diferentes modos de exercer a caridade, tais como visitar os enfermos, dar de comer a quem tem fome etc. // Estar à misericórdia de alguém, depender da piedade de alguém. // Pedir misericórdia, suplicar caridade. 
Conforme vimos, misericórdia no contexto divino é atribuição de Deus que o leva a perdoar os pecados e faltas cometidos. Portanto esta mulher reconhecendo que era pecadora, clamou ao homem de Deus para que o seu problema fosse resolvido.                      

Tópico II - A Dinâmica do Milagre

Significado de Dinâmica - Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa

s.f. Parte da mecânica que estuda as relações entre as forças e os movimentos. Psicologia social. Dinâmica de grupo, conjunto de leis do comportamento do grupo do ponto de vista dos objetivos reais e específicos desse grupo. 

1- Um Pouco de Azeite

É importante entender que a mulher tinha alguma coisa, mesmo sendo pouca, ela tinha. O azeite aqui, representa a fé de uma mulher que está no limite da improbabilidade de sobrevivência e de paz para sua família, o profeta lhe pergunta: - O que posso fazer por você? Diga! o que é que você tem em casa? NTLH, não importa a quantidade da matéria prima que possua, o importante é que se clame a quem pode ajudar.

2- Uma fé Obediente

Não importa o que o Senhor (representado aqui por Eliseu) nos ordene que façamos, por mais estranha que seja a ordem de Deus é necessário que se siga à risca, para que o milagre se concretize, foi assim com Naamã, teve que dar sete mergulhos no rio Jordão, se fosse em outro rio, de nada adiantaria, se no Jordão desse apenas seis mergulho de nada adiantaria, se desse oito caracterizaria dúvida; ele tinha que ir ao Jordão e dar sete mergulhos.

Tópico III - Os instrumentos do milagre

1- O instrumento humano

Não somente Eliseu é caracterizado por ser instrumento de Deus, vemos o caso de Abraão ser chamado de Profeta pelo próprio Deus e Moisés ser chamado por Deus como seu representante legal  (Gn. 20:7/ Ex. 7:1 respectivamente) entre outros, o fato é que Deus desde os primórdios vem usando pessoas de todos os séculos para realizar os Seus eternos desígnios ele só não usa seres não-humanos,  www.jonasefrancis.blogspot.com.br/2010/01/abusos-teologicos-deus-usou-jumenta-pra.html. Portanto estejamos prontos e tal como Isaías que se considera uma flecha polida na aljava do Senhor (Is. 49:1,2).

2- O Instrumento Divino

Nada tem mais poder que a Palavra que sai da boca do Senhor, esta tem o poder de dar vista aos cegos, audição aos surdos, aos mudos o poder de falar, vida aos mortos e nascer a fé em quem a ouve, observe o que a mulher disse a Elias: -Agora sei que és homem de Deus, e que a Palavra dEle em tua boca é verdade (2Rs. 17:24) 

Tópico IV - O Objetivo do milagre

1- Uma resposta ao sofrimento

A mulher tinha um grave problema, o credor certamente lhe dera um prazo para que ela conseguisse pagar a dívida do seu falecido marido; cada minuto que passava era uma angústia, um grande sofrimento, Deus queria dar fim ao sofrimento dela mas era necessário que ela pedisse ao Senhor com grande clamor. 

2- Glorificar a Deus

Sempre que Deus realiza um milagre, o objetivo final, é que o Seu nome seja glorificado; Era assim que Jesus, Pedro, Paulo agiam sempre que faziam um milagre, e é assim que devemos agir, dizendo: - Louvado seja o Senhor.

Conclusão

Deus está sempre disposto a realizar atos miraculosos em nossas vidas, por fim ao nosso sofrimento segundo a Sua Vontade, mas nós devemos obedecer-lhe em tudo, não apenas para alcançarmos os milagres mas pelo simples fato de amá-Lo, pois o amor a Deus é ou pelo menos deve ser a causa principal de O servirmos.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger