Quem sou eu

Minha foto
Sou um Jovem Pastor, Casado com uma mulher maravilhosa, pai de uma linda garota, procuro agradar ao Senhor Jesus Cristo para que tudo que eu faça e que alcance êxito, seja para glória dEle

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

EBD Lições - Lição 09 - Elias no Monte da Transfiguração


TEXTO ÁUREO 
"E [JESUS] transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele" (Mt 17.2,3). 


VERDADE PRÁTICA 
O aparecimento de Moisés e Elias no Monte da Transfiguração é um testemunho de que a Lei e os Profetas cumprem-se em CRISTO, o Messias prometido.
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE- Mateus 17.1-8  (Também em Mc 9.2 e em Lc 9.28,29)
1 Seis dias depois, tomou JESUS consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte. 2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. 4 E Pedro, tomando a palavra, disse a JESUS: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés e um para Elias. 5 E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o. 6 E os discípulos, ouvindo isso, caíram sobre seu rosto e tiveram grande medo.7E, aproximando-se JESUS, tocou-lhes e disse: Levantai-vos e não tenhais medo.8 E, erguendo eles os olhos, ninguém viram, senão a JESUS.
 


Comentários

Tópico I - Elias, O Messias e a Transfiguração

1- Transfiguração

Transfiguração - Dicionário Aurélio fa lingua Portuguesa

s.f. Relig. Mudança de aparência física sofrida por Jesus, certa ocasião, no tempo em que pregava publicamente. &151; Segundo a Bíblia, Jesus levou Pedro, Tiago Maior e João a uma montanha e permitiu que eles O vissem em esplendor, com a face brilhando como o Sol e as vestes cheias de luz. Moisés e Elias, figuras do Antigo Testamento, vieram, então, falar com Jesus. A Transfiguração, retábulo de Rafael, é considerada uma das mais belas pinturas do mundo. / Festa católica em que se celebra esse acontecimento. / Mudança de uma figura, de uma forma em outra.

Quando Jesus se Transfigurou diante dos Seus discípulos, Ele mostrou-lhes a Sua Glória; os discípulos estavam acostumados a ver a Jesus na forma humana, mas o reconheciam como O Cristo, filho de Deus, e o Profeta que Havia de vir, mas nunca o haviam imaginado como aquele que de si mesmo emanava a Glória do Próprio Deus. Elias e Moisés aparecem conversando com Ele, e sobre o que conversavam? Sobre a sua morte que se havia de cumprir em Jerusalém. Lc. 9:31

2- Glória divina
Os três Evangelhos sinóticos, falam da nuvem que cobriu aqueles personagens, mas o Evangelho segundo Matheus é o único que foi escrito para os hebreus, por isso ele faz questão de dizer que uma "nuvem luminosa" os cobriu, visto que nuvem luminosa representa a manifestação da Glória de Deus.  

Tópico II - Elias O Messias e a restauração
1- Tipologia
O mais interessante nesta passagem, é que além da glória de Cristo ser manifestada aqueles simples pescadores, eles tem também o privilégio de ver a união da Lei [representada por Moisés] dos Profetas [representados por Elias]. Neste episódio ficava claro que Jesus é o cumprimento da Lei e dos Profetas.

2- Escatologia
Elias é precito em Malaquias como o precursor do Messias, e ao descer do monte Jesus disse que já Elias tinha vindo, e os discípulos entenderam que Ele se referia a João Batista. Mt. 17:10-12.
É contudo válido lembrar que o Batista não era a "reencarnação" de Elias, visto que isto não existe, mas ele era aquele que viria na virtude e no poder de Elias.

Tópico III - Elias, O Messias e a rejeição
1- O Messias esperado
Não aceitariam a Jesus como o Messias se não vissem primeiro a Elias, mas tanto o povo quanto as autoridades religiosas, não compreendera a verdade de Deus, na verdade Elias  já viera e eles o mataram.

2- O Messias rejeitado
Tanto João como Jesus foram rejeitados pelas autoridades no tocante as suas missões; não admitiam Elias repreendendo o Rei, nem o Messias rejeitando o seu trono terreno, pois não conheciam os propósitos de Deus.

Tópico IV - Elias, o Messias e a exaltação
1-Humilhação
É  de fato difícil entender como uma pessoa pode restaurar a humanidade morrendo, na verdade em regra geral a morte é o triste desfeche de uma guerreiro vencido, entre todos, apenas um homem pode entender antes da morte de Jesus, qual era o real significado dela; foi o ladrão da cruz que mesmo sabendo que Jesus estava na mesma sentença que ele, faz um pedido: Lembra-te de mim quando entrares no teu Reino. Lc. 23:42, como poderia alguém morrer para reinar?

2-Exaltação
Posso escrever aqui as palavras de Paulo: em Fp. 2: 5-11:
Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,
e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.  NVI

Conclusão

Elias não era e não é o centro, Cristo é o centro, e isto é provado no contexto da transfiguração
   

Nenhum comentário:

Powered By Blogger