Quem sou eu

Minha foto
Sou um Jovem Pastor, Casado com uma mulher maravilhosa, pai de uma linda garota, procuro agradar ao Senhor Jesus Cristo para que tudo que eu faça e que alcance êxito, seja para glória dEle

sábado, 16 de fevereiro de 2013

EBD Lições - Lição 07 - A Vinha de Nabote - Complemento

Texto Aureo
 "Não erreis: DEUS não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7).


Verdade Prática
trama orquestrada pela rainha Jezabel e o rei Acabe contra Nabote demonstra quão danoso é render-se aos desejos da cobiça e de uma satisfação pessoal.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE- 1 Reis 21.1-5;15,16
1 Reis 21.1-5 -- 1 E sucedeu, depois destas coisas, tendo Nabote, o jezreelita, uma vinha que em Jezreel estava junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria, 2 que Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está  vizinha, ao pé da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor do que ela; ou, se parece bem aos teus olhos, dar-te-ei a sua valia em dinheiro. 3 Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais. 4 Então, Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jezreelita, lhe falara, dizendo: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão. 5 Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão?
1 Reis 21.15,16
15 E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote e morrera, disse Jezabel a Acabe: Levanta-te e possui a vinha de Nabote, o jezreelita, a qual ele te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto. 16 E sucedeu que, ouvindo Acabe que já Nabote era morto, Acabe se levantou, para descer para a vinha de Nabote, o jezreelita, para a possuir.
 
Comentários
Tópico I - O Objeto da Cobiça
1- O Direito à propriedade do antigo Israel.
Ora a vinha pertencia a Nabote por herança, mas a terra é do Senhor e conforme o comentarista não se pode vender o que o Senhor nos confia, portanto, vamos cuidar das coisas que Deus  nos entregou e não cobiçar o que Ele entregou a outrem.

2- A herança de Nabote
Acabe entreteceu-se com a negativa de Nabote, pois a Torah diz que a herança não pode ser vendida; Para ele era cômodo ter aquela vinha que ficava vizinha a sua casa, mas Nabote era zeloso pela Lei do Senhor, diferente de outros israelitas, por isso se recusou a fazer negócio com a sua vinha.
Ponto Chave - Os pais de Nabote lhe explicaram tudo sobre a lei do Senhor, e em especial no tocante a herança, quando tomou posse da herança estava preparado psicologicamente para enfrentar qualquer adversidade que viesse inclusive a morte; o que os pais cristãos tem ensinado aos seus filhos?, tem eles aprendido a guardar o que receberam do Senhor?

Tópico II - As Causas da Cobiça
1- A Casa de Campo de Acabe
Acabe não queria a vinha propriamente dita, ele queria apenas o terreno em que estava plantada a vinha, para fazer nele uma horta; ele não se importava com o que Nabote pensaria, apenas queria o terreno, ele estava cego e obcecado pelo poder e nem se importava com a lei do Senhor, por isso se achou politicamente  impotente no momento em que foi confrontado  por Nabote pela Palavra do Senhor.

2- A horta de Acebe  
O homem Acabe desejava ardentemente possuir uma horta na sua casa de verão, todas as vezes que ele viajava penso eu que ele dizia consigo, -quem me dera que este terreno fosse meu! Plantaria uma horta para que pudesse comer dela quando eu quisesse, por isso como já disse não se importava com a Lei do Senhor, queria apenas o seu desejo realizado, não caiamos no mesmo erro, atentemos para a Palavra do Senhor.   


Tópico III - O fruto da cobiça
1- O falso testemunho
Jezabel comprou para si falsas testemunhas para acusarem Nabote de Blasfêmia, o que dava em morte, com o fim de que seu marido Acabe se apossasse do terreno de Nabote; o desejo desenfreado de Acabe impulsionou Jezabel a fazer algo tão cruel, portanto, um é tão culpado quanto o outro no juízo vindouro.

2- Assassinato e apropriação indevida
Jezabel manda que um jejum seja proclamado devido a suposta blasfêmia de Nabote, se vale da religião para praticar um assassinato, quando a Torah diz: "Não cometerás assassinato". Muitos tem se valido da Bíblia e distorcido a mesma para tentar justificar os seus atos, mas Paulo bem falou:   "Não erreis: DEUS não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7).

Tópico IV - As consequências da cobiça
1- Julgamento divino
Na mente de Acabe, apenas ele, Jezabel e as falsas testemunhas, sabiam da trama, mas Deus falou com Elias O Tisbita e lhe ordenou que denunciasse os facínoras e proclamasse o Juízo.

2- Arrependimento e Morte
Acabe se mostrou arrependido, quando sentiu o peso do juízo, e Deus que é compassivo não trouxe o juízo proclamado em seus dias mas sobre os seus filhos; não nos enganemos  "o salário do pecado é a morte"

Conclusão
Não esqueçamos da Palavra do Senhor, pois o futuro de quem tal coisa pratica é à figura de Acebe cometer um erro após o outro, mas sigamos a admoestação do Senhor para Josué: Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.
Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. 


 



Nenhum comentário:

Powered By Blogger