Quem sou eu

Minha foto
Sou um Jovem Pastor, Casado com uma mulher maravilhosa, pai de uma linda garota, procuro agradar ao Senhor Jesus Cristo para que tudo que eu faça e que alcance êxito, seja para glória dEle

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Lição 06 - A Viúva de Sarepta - Complemento

Texto Aureo:
Asseguro-lhes que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e houve uma grande fome em toda a terra.
Contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom. 
Lucas 4:25-26

Vedade Prática:
Para socorrer e sustentar os seus filhos, DEUS usa os meios mais inesperados

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Reis 17.8-16
8 Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 9 Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. 10 Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, numa vasilha um pouco de água que beba. 11 E, indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me, agora, também um bocado de pão na tua mão. 12 Porém ela disse: Vive o SENHOR, teu DEUS, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos.13 E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho. 14 Porque assim diz o SENHOR, DEUS de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. 15 E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. 16 Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Elias.


Comentários:
Tópico I - Um Profeta em terra estrangeira.

1. A Fonte de Querite
A fonte de querite, era um dos poucos lugares onde se podia encontrar água potável, mas Elias estava ciente de que não era definitivo, apesar de não saber ao certo quanto tempo duraria a seca.
É necessário que busquemos de Deus a orientação para que não sejamos surpreendidos desagradavelmente; Elias percebeu que a fonte estava para se secar, e sem dúvida consultou ao Senhor e obteve a resposta; "vá para Sarepta de Sidon...".

2. Elias em Sarepta
Pode-se observar que a seca não atingiu exclusivamente a Israel, mas pelo menos parte do país vizinho; as vezes nossas adversidades envolvem outras pessoas e elas também são prejudicadas, mas precisamos entender que todas as coisas que acontecem conosco tem um propósito de Deus.

Tópico II - Uma estrangeira no Plano de Deus

1. A Soberania de Deus
A ordem de Deus para Elias era expressa, "Vai-te..." "... ordenei a uma mulher viúva que te sustente"
Esta expressão não deve ser vista como ordem expressa de Deus para a viúva; Deus não falou com a mulher, mas na sua soberania, ordenou [determinou] que assim seria; esta expressão deve ser vista como retórica.

2. A provisão de Deus
Sempre esperamos que Deus use pessoas com grandes recursos para nos abençoar financeiramente, mas Ele é soberano, e pode se utilizar deste corvos até uma mulher viúva que já havia perdido toda expectativa de vida.

Tópico III- O poder da Palavra de Deus.

1. A escassez humana e a suficiência divina

Sempre que nos vemos em aperto, tendemos a desvalorizar o que temos, mas esta mulher de fato não tinha praticamente nada, veja o que ela diz:
"Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus", ela respondeu, "não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos. " 
1 Reis 17:12

Entende-se por "dois gravetos [cavacos] que o que ela tinha era muito pouco, pois não precisava de uma fogueira mas apenas o fogo feito de uns poucos gravetos era suficiente para cozê-lo.

2. Deus. Aprioridade maior
É necessário lembrar que embora não fosse israelita, esta mulher tinha algum conhecimento de Deus, e conhecia a Elias; "Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus", ela respondeu..." .
O profeta diz: "Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho. Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’ ". 1 Reis 17:13-14.
Não devemos esperar que Deus nos dará sempre o "Filé" mas podemos ter a certeza de que mesmo que seja com angú ou com pão e água, Ele nos manterá "até que caia a chuva".
Tanto Elias quanto a mulher precisavam de um milagre, então Deus Uniu em ao outro, sustentou a Elias, a mulher e ao seu filho.

Deus conhecia de perto a realidade daquela mulher e o Seu plano não era mostrar apenas a Elias o Seu poder, mas também dar a ela uma nova oportunidade e declarar o seu perdão.

Veja o que ela diz a Elias quando seu filho morre:
"Que foi que eu te fiz, ó homem de Deus? Vieste para lembrar-me do meu pecado e matar o meu filho?" 
1 Reis 17:18


"...trazer à memória a minha iniquidade e matar o meu filho"

Tinha esta mulher cometido grave pecado contra o Senhor, por isto já havia aceitado a morte entendendo ela que era a sentença de Deus, qual seria este pecado, teria ela adulterado? seria esta criança filho de outro homem que não era seu falecido marido? Talvez, não se sabe, mas os propósitos de Deus estavam para ser concretizados em sua vida.

Tópico IV - O poder da Oração

1. A oração intercessória

Elias tinha uma vasta experiência com a oração,"orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra, e orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. 
Tiago 5:17-18 
Neste episódio, ele se viu numa situação complicada, o filho da viúva morreu, ele não tinha alternativas senão clamar ao Senhor.

2. A Oração perseverante

Elias orou ao Senhor com fé e contrição, além disso ele se deitou 3 vezes sobre o corpo do menino, isto denota persistência, e Jesus nos ensina que se até mesmo um juiz iníquo faz justiça, que não fará o nosso Deus por aquele que nele confia?

 O menino ressuscitou, Elias o entregou a sua mãe, e ela disse:
 "Agora sei que tu és um homem de Deus e que a palavra do Senhor, vinda da tua boca, é a verdade". 
1 Reis 17:24


No final de tudo o Nome do Senhor sempre é glorificado, seja qual for o resultado.

Conclusão 

Deus tem Seus meios de trabalhar, portanto quando tudo nos parecer contrário, confiemos, Ele trabalha ao nosso favor. Portanto se te mandar para "o ribeiro" Vá, se te mandar para território hostil, Vá, se te mandar tocar nas águas, Toque, se te mandar andar sobre o mar, Ande; Confie nEle, Ele nos garante todas as vitórias, cantemos como o Pr. Eduardo Silva. "Não ha nada melhor, que esperar tão somente em Deus, e se tudo falhar, o Senhor é fiel, não ha nada melhor, não ha nada melhor, quando tudo parece não ter solução; Confiar no Senhor"






Nenhum comentário:

Powered By Blogger