Quem sou eu

Minha foto
Sou um Jovem Pastor, Casado com uma mulher maravilhosa, pai de uma linda garota, procuro agradar ao Senhor Jesus Cristo para que tudo que eu faça e que alcance êxito, seja para glória dEle

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

EBD Lições - Lição 08 - o Legado de Elias - Complemento


TEXTO ÁUREO
"E disse Josafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então, respondeu um dos servos do rei de Israel e disse: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias" (2 Rs 3.11).

VERDADE PRÁTICA
Através do ministério de Eliseu aprendemos que os grandes homens foram aqueles que aprenderam a servir.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE- 1 Reis 19.16,17,19-21
16 Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. 17 E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu. 18 Também eu fiz ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que se não dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.
19 Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; e ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou a sua capa sobre ele. 20 Então, deixou ele os bois, e correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. E ele lhe disse: Vai e volta; porque que te tenho eu feito? 21 Voltou, pois, de atrás dele, e tomou uma junta de bois, e os matou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se levantou, e seguiu a Elias, e o servia.
 

Comentários

Tópico I - O Longo Percurso de Elias
1- Uma Volta às origens
Elias, fugindo de Jezabel e num dos maiores momentos de crise psicológica registrados no Canon Sagrado, ele andar por um percurso de cerca de 320 Km até a montanha sagrada, na qual Deus falara com legislador, sacerdote, e profeta de Israel, Moisés, talvez, por não ter uma orientação de Deus concernente ao que deveria fazer, Elias vai para a montanha, que o Senhor se revelara a Moisés como o Grande EU SOU (heb.אֶהְיֶה Ponunciado Ehyehnos momentos em que nos sentirmos sem orientação, voltemos ao nosso "HOREBE" com certeza Deus nos dará uma direção.

2- Uma revelação Transformadora
Elias se sentia só humanamente falando, e achava que toda a nação de Israel havia se corrompido e se prostrado a Baal, e por isso se enclausurara em uma caverna da montanha e quando o Senhor se manifesta a ele, ele diz:("Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me". Mas O Senhor Responde "Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta.Jeú matará todo aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele que escapar da espada de Jeú. No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram". I Reis 19: 14-18

Tópico II - Elias na Casa de Eliseu
1- A exclusividade da chamada
Eliseu era um homem trabalhador, ele arava o terreno com 12 juntas de bois. Deus não chama pessoas desocupadas, não tem compromisso com os ociosos, por isso chama a Eliseu, que não reluta em seguir o profeta Elias, a única coisa que pede é que lhe dê a oportunidade de se despedir dos seus pais, ele também se despediu da comunidade em que vivia, dando-lhes a carne dos próprios bois cozida.

2- A autoridade da chamada
Quando Elias lança a capa sobre Eliseu, este logo percebe que está sendo chamado por Deus para o ministério profético, por isso não resistiu pois sabia que a autoridade de Elias era concedida pelo Senhor.

Tópico III - Elias e o discipulado de Eliseu
1- As virtudes de Eliseu
Eliseu foi chamado para a princípio servir a Elias, por isso ele não "desgrudou" do Profeta, ele queria que o seu futuro ministério fosse tão próspero quanto o de seu mestre por isso cada passo que Elias dava, Eliseu o seguia; até mesmo no momento da travessia do rio Jordão, apesar que Elias mandara ele voltar ele não o quis e o seguiu, ele tinha um objetivo.

2 - A nobreza de um pedido
Este pedido de Eliseu tem sido o tema de calorosos debates entre os estudiosos da Bíblia e tem alguns pensamentos a respeito dele, Vejamos:

   Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. 
2 Reis 2:9 (ACRF)

Pensamento Eisegético: ao pedir que houvesse porção dobrada do espírito de Elias, ele queria ter porção dobrada do Espírito Santo que atuava em Elias.

Correção Exegética: Não se pode ter porção dobrada do Espírito Santo, pois isso significa Deus em dobro se Eliseu pedisse isto não seria aprovado por Elias e muito menos por Deus .

Pensamento Eisegético: ao pedir que houvesse porção dobrada do espírito de Elias ele queria ter o dobro do poder de Elias, já que em seu ministério fez mais milagres que Elias.

Correção Exegética: Seria este um pedido egoísta, e Deus não o aprovaria, o motivo que levou Eliseu a fazer mais milagres que Elias se deve ao fato de o seu ministério ter sido mais extenso; 848 - 797 AC, (49 anos) enquanto que o de Elias foi de 875-848 AC (27 anos).

Portanto o pedido de Eliseu  Com base na lei mosaica (Dt. 21: 17 e ref.) deve ser interpretado da seguinte forma:

 "Faze de mim o principal herdeiro de teu espírito profético". 
2 Reis 2:9 (NVI)
Ou Seja; Um Filho Primogenito,um profeta com a mesma autoridade que a tua e que eu assuma o teu lugar na escola de profetas

Tópico IV - O legado de Elias
1- Espiritual
Legado nada mais é que Disposição feita por testamento em benefício de alguém.             Eias encerrou seu ministério profético em grande estilo, e deixou para seu discípulo Eliseu muitos exemplos a serem seguidos, Ex. Piedade, Coragem, Ousadia, Fé: que nós possamos deixar também o nosso legado para aqueles que vão trabalhar no Evangelho depois de nós.

2- Moral
Elias era acima de tudo um grande exemplo de servo do Senhor, qualquer um que tivesse o desejo de servir ao Senhor e quisesse se portar moralmente como tal poderia seguir o seu exemplo. Somos nós um exemplo de servos do Senhor? 

Conclusão

Elias apareceu na história de Israel no momento mais crítico no sentido espiritual, moral e cultural, mas conseguiu que muitos se voltassem para o Senhor através de sua vida; que cada um de nós, possa ser um canal de Deus para a vida daqueles que estão sem direção, profetas do Senhor para extirpar do meio evangélico as falsas adorações, e por fim "Boca" do Senhor para denunciar os pecados e convencer os pecadores de que só há  salvação em Deus.       

Nenhum comentário:

Powered By Blogger