Quem sou eu

Minha foto
Sou um Jovem Pastor, Casado com uma mulher maravilhosa, pai de uma linda garota, procuro agradar ao Senhor Jesus Cristo para que tudo que eu faça e que alcance êxito, seja para glória dEle

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A História de Bartimeu

Prezado leitor, durante a minha trajetória na vida cristã, eu já vi
e ouvi muitas mensagens, sejam elas orais ou escritas, e no meio pentecostal uma
das mais pregadas é a que conta o milagre na vida de Bartimeu o cego filho de Timeu.

Eu tenho me preocupado pois as igrejas tem aberto as suas portas para diversos pregadores que buscam mais as fontes extra-bíblicas do as fontes bíblicas para "enfeitarem" as suas mensagens,


Existem na verdade muitos mitos que se camuflaram de VB¹ em nossas igrejas por terem sido pregados por pregadores midiáticos².

Exemplo claro disto é aquela ideologia de que o sumo sacerdote entrava com uma corda amarrada a cintura
no Lugar Santíssimo para que porventura ele viesse a morrer lá dentro pudesse ser puxado sem que ninguém entrasse no Santo dos Santos. Outros exemplos clássicos são as ideias do "tira a Pedra Marta"  e "Deus usou a jumenta para falar com Balaão".

"Flávio Josefo, um famoso historiador judeu, conta a história de um certo Timeu que fora um General de destaque, mas que depois de ter seus bens confiscados e a sua aposentadoria vetada pelo império romano liderou uma rebelião contra o mesmo mas foi descoberto e crucificado, e quanto ao seu filho [Bartimeu]teve os olhos vazados"³.

Não quero colocar em dúvida a veracidade desta história, mesmo porque depois da bíblia os escritos de Flávio Josefo estão entre os mais confiáveis, a única coisa que eu quero por em questão é será que este filho de Timeu se tratava realmente do Bartimeu que Jesus curou?

A história que a Bíblia conta é:

Mateus 20:29-34

29Saindo eles de Jericó, seguiu-o uma grande multidão;
30e eis que dois cegos, sentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós.
31E a multidão os repreendeu, para que se calassem; eles, porém, clamaram ainda mais alto, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós.
32E Jesus, parando, chamou-os e perguntou: Que quereis que vos faça?
33Disseram-lhe eles: Senhor, que se nos abram os olhos.
34E Jesus, movido de compaixão, tocou-lhes os olhos, e imediatamente recuperaram a vista, e o seguiram.



Marcos 10:46-52

46Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu.
47Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
48E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim.
49Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.
50Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus.
51Perguntou-lhe: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: mestre, que eu veja.
52Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho.

Lucas 18:35-43

35Ora, quando ele ia chegando a Jericó, estava um cego sentado junto do caminho, mendigando.
36Este, pois, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo.
37Disseram-lhe que Jesus, o nazareno, ia passando.
38Então ele se pôs a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
39E os que iam à frente repreendiam-no, para que se calasse; ele, porém, clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim!
40Parou, pois, Jesus, e mandou que lho trouxessem. Tendo ele chegado, perguntou-lhe:
41Que queres que te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu veja.
42Disse-lhe Jesus: Vê; a tua fé te salvou.
43Imediatamente recuperou a vista, e o foi seguindo, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus.


Não quero colocar aqui nenhuma questão teológica quanto as diferenças entre os textos, mas analisá-los de forma que tenhamos um pensamento comum.  

Ora Matheus diz que diante da pergunta de Jesus o cego reponde: Senhor, que se nos abram os olhos

Em Marcos diz:  mestre, que eu veja.

E em Lucas:  Senhor, que eu veja


Ora nas mensagens que se tem ouvido por aí embasadas na história contada por FJ, Bartimeu não tinha os Globos Oculares, mas a história bíblica em nenhum dos Evangelhos sinóticos, sustenta esta idéia, visto que O Cego diz: Senhor, que se nos abram os olhos, ora não se abre o que não se tem, a ideia de recuperar a visão é ter a cegueira corrigida, e não ter uma nova vista, já que os romanos arrancaram a que ele tinha.

Não estou dizendo com isto que Cristo não teria poder para dar-lhe uma nova visão, mas que a bíblia não dá indícios de que esta história de Timeu esteja diretamente ligada a este Bartimeu, então o mais seguro é contar a história e dizer que existe uma possibilidade de estar relacionada,
para que não forcemos a Bíblia dizer o que ela não diz. 


¹Verdade Bíblica         ²da mídia           ³Não conheço fontes seguras que sustentem esta história.

18 comentários:

Unknown disse...

interessante

Unknown disse...

Esse assunto de bartimeu e seu pai timeu e polemico . Pois muitos pregadores dizem que bartimeu nao tinha o globo dos olhos porque foi arrancado pelos romanos .muita duvida.

nicki maia disse...

onde está essa historia de que arrancaram os olhos de bartimeu nos escritos de josefo. Procurei nos livros, mas não encontrei essa passagem. Por favor referencie a citação, o livro e a pagina da passagem histórica.

nicki maia disse...

Procurei no livro história dos hebreus e no livro antiguidades judaicas essa passagem de que fala do pai de bartimeu e o motivo de arrancarem os olhos de bartimeu, mas não encontrei nenhum relato. O senhor referenciou isso, pois deveria nos fornecer a fonte, dando o nome, a pagina do livro de onde veio a citação.

Unknown disse...

Prezado nos forneça a localizao, página e livro sobre a citação de timeu! procurei e não achei esta citação.

Jonas Azevedo disse...

Caro Eber, no rodapé do texto tem uma justificativa

Tayronne disse...

Muito boa sua reflexão... Mas me chama atenção a versão King James que diz: "que eu volte a ver.." - Pode dar certa referência a isso? Não que eu queira forçar, mas é como se ele tivesse querendo voltar a ter o que tinha, e independente do grau de "dificuldade" que seria devolver a vista por completo, a fé que Ele expressa quando diz "Filho de Davi", para mim, mostra que o que Ele queria e cria, era o milagre porque sabia que ali estava o Cristo. Uau, é uma grande história...

Unknown disse...

Na minha versão
em marcos 10:51
Diz:
É Jesus, falando ,disse-lhe :
Que queres que te faça ? É o cego lhe disse : Mestre , que eu tenha vista .
Bíblia pentecostal

Revista e corrigida edição 1995

Unknown disse...

Amados peguemos o léxico grego e verifiquemos a real questão.
Paz a todos!

Unknown disse...

Também nao consegui localizar no livro de Flávio Josefo, História dos Hebreus, a procedência da filiação, como também o porquê da capa que ele usava, gostaria muito de saber essa referência.

Unknown disse...

E mais fácil acredita em uma heresia que na verdade

Unknown disse...

Amados em Jesus Cristo,historias ou não tudo tem que ter respaudo bíblico,se não tiver e não for apresentado provas comprovadas não podemos criar duvidas em nossa mente,pois tudo que é dito tem que ser provado ainda mais em relação a Santa palavra de Deus

Unknown disse...

Ola a paz do senhor , e verdadeira quevc falou mais vamos ver que esses texto são bíblias corrigida da atualidade olha na bíblia king james.

Pr. Bruno Alves disse...

Timeu em Flávio Josefo

Esse historiador, que viveu imediatamente depois de Cristo (aproximadamente de 38 a 100 d.C.), menciona, na sua obra "Contra Apion", um personagem que tem o nome de Timeu (Timeus). Timeu é mencionado 4 vezes nesse livro (3 vezes na passagem 3 e 1 vez na passagem 24).

Pr. Bruno Alves disse...

Timeu em Flávio Josefo

Esse historiador, que viveu imediatamente depois de Cristo (aproximadamente de 38 a 100 d.C.), menciona, na sua obra "Contra Apion", um personagem que tem o nome de Timeu (Timeus). Timeu é mencionado 4 vezes nesse livro (3 vezes na passagem 3 e 1 vez na passagem 24).

Ev Alexsander disse...

Jesus fez cirurgia ao vivo na orelha de malco. Lucas 1.37 para Deus nada e impossível. Pra mim foi colocada a vista de Bartimeu igual a orelha do soldado romano.

Paiva disse...

Paz a todos
Josefo é um grande historiador, mas isso somente, não é suficiente para afirmarmos que ele se refere ao pai do cego. Pregar uma coisa que gera tanta dúvida, não é coerente. Acredito que pode ser citado em momentos como EBD por exemplo, onde a dinâmica do trabalho oferece condições de dizer que essa é apenas uma hipótese ou apenas uma possibilidade (Timeu ser o pai do cego da bíblia). Já em púlpitos, em momento de pregação, ouvirmos frases de efeito como: "tiraram tudo de você", "Deus vai te devolver hoje", "Podem até arrancar os seus olhos, mas para Deus...etc". O nome Timeu certamente era um nome comum. O seu significado era "honrado". Sou um apaixonado pelos aspectos históricos dos textos bíblicos. Esse recurso ajuda muito a pregação do evangelho e enriquece nossos estudos e mensagens. Mas afirmar algo que não está explícito e gera tanta dúvida e discussão, não é uma atitude sábia. Acredito que o aspecto histórico e cultural podem ser usados sem reservas, desde que pesquisado em fontes idôneas. Por exemplo: falar como viviam os cegos nos tempos de Jesus, como eram tratados pela sociedade, como conseguiam se sustentar, porque a multidão não gostava de ouvir um cego a gritar, etc, etc. Mas afirmar que um general citado por Josefo é o pai do cego citado na bíblia e extrair daí uma mensagem, é bem incoerente. Devemos ser cautelosos; existem as mensagens anti-bíblicas (contra a Palavra) e as extra-bíblicas, que são recursos históricos que utilizamos para enriquecer o conteúdo. Mas um recurso extra bíblico (como é o caso dos escritos de Josefo), pode se tornar anti-bíblico, quando pregado, ensinado e afirmado como uma verdade vinculada a outra, sem ter provas suficientes.

Unknown disse...

Concordo com o Paiva,ja que existem essas duvidas,o melhor é pregar sem mensionar a históri. ja que nao sabemos se é verdadeira.

Powered By Blogger