Quem sou eu

Minha foto
Sou um Jovem Pastor, Casado com uma mulher maravilhosa, pai de uma linda garota, procuro agradar ao Senhor Jesus Cristo para que tudo que eu faça e que alcance êxito, seja para glória dEle

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

EBD Lições - Lição 09 - Elias no Monte da Transfiguração


TEXTO ÁUREO 
"E [JESUS] transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele" (Mt 17.2,3). 


VERDADE PRÁTICA 
O aparecimento de Moisés e Elias no Monte da Transfiguração é um testemunho de que a Lei e os Profetas cumprem-se em CRISTO, o Messias prometido.
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE- Mateus 17.1-8  (Também em Mc 9.2 e em Lc 9.28,29)
1 Seis dias depois, tomou JESUS consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte. 2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. 4 E Pedro, tomando a palavra, disse a JESUS: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés e um para Elias. 5 E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o. 6 E os discípulos, ouvindo isso, caíram sobre seu rosto e tiveram grande medo.7E, aproximando-se JESUS, tocou-lhes e disse: Levantai-vos e não tenhais medo.8 E, erguendo eles os olhos, ninguém viram, senão a JESUS.
 


Comentários

Tópico I - Elias, O Messias e a Transfiguração

1- Transfiguração

Transfiguração - Dicionário Aurélio fa lingua Portuguesa

s.f. Relig. Mudança de aparência física sofrida por Jesus, certa ocasião, no tempo em que pregava publicamente. &151; Segundo a Bíblia, Jesus levou Pedro, Tiago Maior e João a uma montanha e permitiu que eles O vissem em esplendor, com a face brilhando como o Sol e as vestes cheias de luz. Moisés e Elias, figuras do Antigo Testamento, vieram, então, falar com Jesus. A Transfiguração, retábulo de Rafael, é considerada uma das mais belas pinturas do mundo. / Festa católica em que se celebra esse acontecimento. / Mudança de uma figura, de uma forma em outra.

Quando Jesus se Transfigurou diante dos Seus discípulos, Ele mostrou-lhes a Sua Glória; os discípulos estavam acostumados a ver a Jesus na forma humana, mas o reconheciam como O Cristo, filho de Deus, e o Profeta que Havia de vir, mas nunca o haviam imaginado como aquele que de si mesmo emanava a Glória do Próprio Deus. Elias e Moisés aparecem conversando com Ele, e sobre o que conversavam? Sobre a sua morte que se havia de cumprir em Jerusalém. Lc. 9:31

2- Glória divina
Os três Evangelhos sinóticos, falam da nuvem que cobriu aqueles personagens, mas o Evangelho segundo Matheus é o único que foi escrito para os hebreus, por isso ele faz questão de dizer que uma "nuvem luminosa" os cobriu, visto que nuvem luminosa representa a manifestação da Glória de Deus.  

Tópico II - Elias O Messias e a restauração
1- Tipologia
O mais interessante nesta passagem, é que além da glória de Cristo ser manifestada aqueles simples pescadores, eles tem também o privilégio de ver a união da Lei [representada por Moisés] dos Profetas [representados por Elias]. Neste episódio ficava claro que Jesus é o cumprimento da Lei e dos Profetas.

2- Escatologia
Elias é precito em Malaquias como o precursor do Messias, e ao descer do monte Jesus disse que já Elias tinha vindo, e os discípulos entenderam que Ele se referia a João Batista. Mt. 17:10-12.
É contudo válido lembrar que o Batista não era a "reencarnação" de Elias, visto que isto não existe, mas ele era aquele que viria na virtude e no poder de Elias.

Tópico III - Elias, O Messias e a rejeição
1- O Messias esperado
Não aceitariam a Jesus como o Messias se não vissem primeiro a Elias, mas tanto o povo quanto as autoridades religiosas, não compreendera a verdade de Deus, na verdade Elias  já viera e eles o mataram.

2- O Messias rejeitado
Tanto João como Jesus foram rejeitados pelas autoridades no tocante as suas missões; não admitiam Elias repreendendo o Rei, nem o Messias rejeitando o seu trono terreno, pois não conheciam os propósitos de Deus.

Tópico IV - Elias, o Messias e a exaltação
1-Humilhação
É  de fato difícil entender como uma pessoa pode restaurar a humanidade morrendo, na verdade em regra geral a morte é o triste desfeche de uma guerreiro vencido, entre todos, apenas um homem pode entender antes da morte de Jesus, qual era o real significado dela; foi o ladrão da cruz que mesmo sabendo que Jesus estava na mesma sentença que ele, faz um pedido: Lembra-te de mim quando entrares no teu Reino. Lc. 23:42, como poderia alguém morrer para reinar?

2-Exaltação
Posso escrever aqui as palavras de Paulo: em Fp. 2: 5-11:
Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,
e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.  NVI

Conclusão

Elias não era e não é o centro, Cristo é o centro, e isto é provado no contexto da transfiguração
   

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

EBD Lições - Lição 08 - o Legado de Elias - Complemento


TEXTO ÁUREO
"E disse Josafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então, respondeu um dos servos do rei de Israel e disse: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias" (2 Rs 3.11).

VERDADE PRÁTICA
Através do ministério de Eliseu aprendemos que os grandes homens foram aqueles que aprenderam a servir.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE- 1 Reis 19.16,17,19-21
16 Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. 17 E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu. 18 Também eu fiz ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que se não dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.
19 Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; e ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou a sua capa sobre ele. 20 Então, deixou ele os bois, e correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. E ele lhe disse: Vai e volta; porque que te tenho eu feito? 21 Voltou, pois, de atrás dele, e tomou uma junta de bois, e os matou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se levantou, e seguiu a Elias, e o servia.
 

Comentários

Tópico I - O Longo Percurso de Elias
1- Uma Volta às origens
Elias, fugindo de Jezabel e num dos maiores momentos de crise psicológica registrados no Canon Sagrado, ele andar por um percurso de cerca de 320 Km até a montanha sagrada, na qual Deus falara com legislador, sacerdote, e profeta de Israel, Moisés, talvez, por não ter uma orientação de Deus concernente ao que deveria fazer, Elias vai para a montanha, que o Senhor se revelara a Moisés como o Grande EU SOU (heb.אֶהְיֶה Ponunciado Ehyehnos momentos em que nos sentirmos sem orientação, voltemos ao nosso "HOREBE" com certeza Deus nos dará uma direção.

2- Uma revelação Transformadora
Elias se sentia só humanamente falando, e achava que toda a nação de Israel havia se corrompido e se prostrado a Baal, e por isso se enclausurara em uma caverna da montanha e quando o Senhor se manifesta a ele, ele diz:("Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me". Mas O Senhor Responde "Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta.Jeú matará todo aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele que escapar da espada de Jeú. No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram". I Reis 19: 14-18

Tópico II - Elias na Casa de Eliseu
1- A exclusividade da chamada
Eliseu era um homem trabalhador, ele arava o terreno com 12 juntas de bois. Deus não chama pessoas desocupadas, não tem compromisso com os ociosos, por isso chama a Eliseu, que não reluta em seguir o profeta Elias, a única coisa que pede é que lhe dê a oportunidade de se despedir dos seus pais, ele também se despediu da comunidade em que vivia, dando-lhes a carne dos próprios bois cozida.

2- A autoridade da chamada
Quando Elias lança a capa sobre Eliseu, este logo percebe que está sendo chamado por Deus para o ministério profético, por isso não resistiu pois sabia que a autoridade de Elias era concedida pelo Senhor.

Tópico III - Elias e o discipulado de Eliseu
1- As virtudes de Eliseu
Eliseu foi chamado para a princípio servir a Elias, por isso ele não "desgrudou" do Profeta, ele queria que o seu futuro ministério fosse tão próspero quanto o de seu mestre por isso cada passo que Elias dava, Eliseu o seguia; até mesmo no momento da travessia do rio Jordão, apesar que Elias mandara ele voltar ele não o quis e o seguiu, ele tinha um objetivo.

2 - A nobreza de um pedido
Este pedido de Eliseu tem sido o tema de calorosos debates entre os estudiosos da Bíblia e tem alguns pensamentos a respeito dele, Vejamos:

   Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. 
2 Reis 2:9 (ACRF)

Pensamento Eisegético: ao pedir que houvesse porção dobrada do espírito de Elias, ele queria ter porção dobrada do Espírito Santo que atuava em Elias.

Correção Exegética: Não se pode ter porção dobrada do Espírito Santo, pois isso significa Deus em dobro se Eliseu pedisse isto não seria aprovado por Elias e muito menos por Deus .

Pensamento Eisegético: ao pedir que houvesse porção dobrada do espírito de Elias ele queria ter o dobro do poder de Elias, já que em seu ministério fez mais milagres que Elias.

Correção Exegética: Seria este um pedido egoísta, e Deus não o aprovaria, o motivo que levou Eliseu a fazer mais milagres que Elias se deve ao fato de o seu ministério ter sido mais extenso; 848 - 797 AC, (49 anos) enquanto que o de Elias foi de 875-848 AC (27 anos).

Portanto o pedido de Eliseu  Com base na lei mosaica (Dt. 21: 17 e ref.) deve ser interpretado da seguinte forma:

 "Faze de mim o principal herdeiro de teu espírito profético". 
2 Reis 2:9 (NVI)
Ou Seja; Um Filho Primogenito,um profeta com a mesma autoridade que a tua e que eu assuma o teu lugar na escola de profetas

Tópico IV - O legado de Elias
1- Espiritual
Legado nada mais é que Disposição feita por testamento em benefício de alguém.             Eias encerrou seu ministério profético em grande estilo, e deixou para seu discípulo Eliseu muitos exemplos a serem seguidos, Ex. Piedade, Coragem, Ousadia, Fé: que nós possamos deixar também o nosso legado para aqueles que vão trabalhar no Evangelho depois de nós.

2- Moral
Elias era acima de tudo um grande exemplo de servo do Senhor, qualquer um que tivesse o desejo de servir ao Senhor e quisesse se portar moralmente como tal poderia seguir o seu exemplo. Somos nós um exemplo de servos do Senhor? 

Conclusão

Elias apareceu na história de Israel no momento mais crítico no sentido espiritual, moral e cultural, mas conseguiu que muitos se voltassem para o Senhor através de sua vida; que cada um de nós, possa ser um canal de Deus para a vida daqueles que estão sem direção, profetas do Senhor para extirpar do meio evangélico as falsas adorações, e por fim "Boca" do Senhor para denunciar os pecados e convencer os pecadores de que só há  salvação em Deus.       

sábado, 16 de fevereiro de 2013

EBD Lições - Lição 07 - A Vinha de Nabote - Complemento

Texto Aureo
 "Não erreis: DEUS não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7).


Verdade Prática
trama orquestrada pela rainha Jezabel e o rei Acabe contra Nabote demonstra quão danoso é render-se aos desejos da cobiça e de uma satisfação pessoal.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE- 1 Reis 21.1-5;15,16
1 Reis 21.1-5 -- 1 E sucedeu, depois destas coisas, tendo Nabote, o jezreelita, uma vinha que em Jezreel estava junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria, 2 que Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está  vizinha, ao pé da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor do que ela; ou, se parece bem aos teus olhos, dar-te-ei a sua valia em dinheiro. 3 Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais. 4 Então, Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jezreelita, lhe falara, dizendo: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão. 5 Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão?
1 Reis 21.15,16
15 E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote e morrera, disse Jezabel a Acabe: Levanta-te e possui a vinha de Nabote, o jezreelita, a qual ele te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto. 16 E sucedeu que, ouvindo Acabe que já Nabote era morto, Acabe se levantou, para descer para a vinha de Nabote, o jezreelita, para a possuir.
 
Comentários
Tópico I - O Objeto da Cobiça
1- O Direito à propriedade do antigo Israel.
Ora a vinha pertencia a Nabote por herança, mas a terra é do Senhor e conforme o comentarista não se pode vender o que o Senhor nos confia, portanto, vamos cuidar das coisas que Deus  nos entregou e não cobiçar o que Ele entregou a outrem.

2- A herança de Nabote
Acabe entreteceu-se com a negativa de Nabote, pois a Torah diz que a herança não pode ser vendida; Para ele era cômodo ter aquela vinha que ficava vizinha a sua casa, mas Nabote era zeloso pela Lei do Senhor, diferente de outros israelitas, por isso se recusou a fazer negócio com a sua vinha.
Ponto Chave - Os pais de Nabote lhe explicaram tudo sobre a lei do Senhor, e em especial no tocante a herança, quando tomou posse da herança estava preparado psicologicamente para enfrentar qualquer adversidade que viesse inclusive a morte; o que os pais cristãos tem ensinado aos seus filhos?, tem eles aprendido a guardar o que receberam do Senhor?

Tópico II - As Causas da Cobiça
1- A Casa de Campo de Acabe
Acabe não queria a vinha propriamente dita, ele queria apenas o terreno em que estava plantada a vinha, para fazer nele uma horta; ele não se importava com o que Nabote pensaria, apenas queria o terreno, ele estava cego e obcecado pelo poder e nem se importava com a lei do Senhor, por isso se achou politicamente  impotente no momento em que foi confrontado  por Nabote pela Palavra do Senhor.

2- A horta de Acebe  
O homem Acabe desejava ardentemente possuir uma horta na sua casa de verão, todas as vezes que ele viajava penso eu que ele dizia consigo, -quem me dera que este terreno fosse meu! Plantaria uma horta para que pudesse comer dela quando eu quisesse, por isso como já disse não se importava com a Lei do Senhor, queria apenas o seu desejo realizado, não caiamos no mesmo erro, atentemos para a Palavra do Senhor.   


Tópico III - O fruto da cobiça
1- O falso testemunho
Jezabel comprou para si falsas testemunhas para acusarem Nabote de Blasfêmia, o que dava em morte, com o fim de que seu marido Acabe se apossasse do terreno de Nabote; o desejo desenfreado de Acabe impulsionou Jezabel a fazer algo tão cruel, portanto, um é tão culpado quanto o outro no juízo vindouro.

2- Assassinato e apropriação indevida
Jezabel manda que um jejum seja proclamado devido a suposta blasfêmia de Nabote, se vale da religião para praticar um assassinato, quando a Torah diz: "Não cometerás assassinato". Muitos tem se valido da Bíblia e distorcido a mesma para tentar justificar os seus atos, mas Paulo bem falou:   "Não erreis: DEUS não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7).

Tópico IV - As consequências da cobiça
1- Julgamento divino
Na mente de Acabe, apenas ele, Jezabel e as falsas testemunhas, sabiam da trama, mas Deus falou com Elias O Tisbita e lhe ordenou que denunciasse os facínoras e proclamasse o Juízo.

2- Arrependimento e Morte
Acabe se mostrou arrependido, quando sentiu o peso do juízo, e Deus que é compassivo não trouxe o juízo proclamado em seus dias mas sobre os seus filhos; não nos enganemos  "o salário do pecado é a morte"

Conclusão
Não esqueçamos da Palavra do Senhor, pois o futuro de quem tal coisa pratica é à figura de Acebe cometer um erro após o outro, mas sigamos a admoestação do Senhor para Josué: Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.
Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. 


 



quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Dons Naturais, Ministeriais e Espirituais, Parte 3


          Conforme já vimos nas postagens anteriores os dons ministeriais são classificados como dons(capacidades sobrenaturais) concedidos por CRISTO aqueles que após se converterem tiveram um chamado específico (não tornando o sujeito especial) para o crescimento doutrinário, eclesiástico, qualitativo e quantitativo da igreja como agência do Reino de Deus; e nesta oportunidade vamos poder discorrer sobre os mesmos com mais propriedade.

Dons Ministeriais

Vemos na Bíblia uma lista de 05 (cinco) dons ministeriais; muitos até questionam                      Rm. 12: 6-8 e I Cor. 12:28, mas sobre estes textos, vamos dar uma breve explicação:

Rm. 12:6-8 - De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. ACRF.

O Apóstolo se refere aos dons distribuídos à igreja como coletividade, para a edificação do todo, veja que profecia faz parte do dos dons Espirituais, Ministério [serviço] é dom Natural, ensino é dom ministerial, exortar faz parte do dom de profetizar; RESUMINDO, ele faz um apanhado geral de todas as classes de dons  que estão distribuídos à igreja para se referir a mesma como um corpo em Cristo, pois cada membro é uma parte deste todo.

 I Cor. 12:28 - E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 

O Assunto que é tratado com os Corintios é o mesmo, mas neste caso específico o apóstolo organiza os dons de uma forma hierárquica para conscientizar o povo de que deve respeito para com aqueles que Deus chamou com um ministério específico. (coloquei aqui as posições em verde, as funções superiores em vermelho,e as demais funções em azul) 

Portanto o texto que especifica os dons ministeriais é  Efésios 4:10-12

Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Efésios 4:10-12

Vemos o Apóstolo dizer que quando Cristo subiu deu dons aos homens, e organiza-os hierarquicamente, mas alguns deles ficaram restritos a era apostólica.  


Vamos portanto falar detalhadamente sobre cada um destes dos


Apóstolos


Estes são específicos e, nos moldes dos 12, se restringe a era apostólica; muitos chegam a questionar o apostolado de homens como Paulo e Barnabé, visto que não foram testemunhas oculares do ministério, morte e ressurreição do Senhor, embasando-se em Atos 1: 21,22, mas se bem observarmos, estes foram os critérios estabelecidos pelos apóstolos, mais especificamente por Pedro, para completar o colégio apostólico e eleger um que assumisse o cargo de Judas, que esteve com eles desde os primórdios do ministério de Jesus, portanto não existe este critério para que alguém seja tido ou "dado" pelo Senhor como Apóstolo.
Apóstolo no grego "Apostolê" quer dizer Missionário, mas este termo só era usado na era apostólica, hoje, o dom continua em plena atividade, mas não é tão simples definir alguem como apóstolo.

Profetas    

Este termo nada tem a ver com os que têm o dom de profetizar, pois, enquanto aquele se refere a um Dom Espiritual, este se refere a um dom ministerial; o dom de Profeta, alude a um obreiro, que pregava uma mensagem revelada, com o mesmo objetivo da profecia, Edificar, Consolar e Exortar. Este, é o segundo na hiererquia depois do apóstolo (1Cor. 12:28), co-responsável pela definição das doutrinas cristãs que dão embasamento a igreja em todos os tempos, muito provavelmente, estes obreiros eram presbíteros, pois se observarmos em Atos 15, a primeira Assembléia de Jerusalém, a mesma foi realizada com a presença dos Apóstolos e Presbíteros, portanto, não é viável que alguém nos dias atuais use tal termo pra se definir.

Evangelistas  

Este termo está bem longe do que nós vemos hoje como evangelista, pois este era o homem que pregava o evangelho em qualquer situação assim como Filipe em Atos 8:5-8, 28-40. O Evangelista quase sempre era visto como um missionário-auxiliar dos apóstolos.

Pastores 
Este dom como o nome já diz, é para apascentar as ovelhas, o seu trabalho se restringe a apenas um lugar, o Pastor não deve se ver como um Evangelista ou como um pregador do itinerante, o seu trabalho é cuidar das ovelhas e prover-lhes pasto e alimentação adequada.

Doutores
Muitos concordam que por não ter a expressão outros, doutores [mestres, ensinadores] aqui é atribuição do pastor, mas como já dissemos a função do pastor é apascentar que também envolve o ensino, mas a sua função é mais regente do que docente em contra-partida a função de mestre é bem específica, é para ajudar a igreja na compreensão da palavra é uma função estreitamente docente, portanto são dons diferentes, portanto o mestre seria aquele que ensina a doutrina cristã, definida pelos apóstolos e profetas, os quais foram instruidos pelo Espírito de Cristo. 
Não dispenso porém  a possibilidade de existir um pastor-mestre pois na escala eclesiástica da maioria das igrejas esta seria a função ideal.




Espero ter ajudado a compreensão de muitos.     

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Lição 06 - A Viúva de Sarepta - Complemento

Texto Aureo:
Asseguro-lhes que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e houve uma grande fome em toda a terra.
Contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom. 
Lucas 4:25-26

Vedade Prática:
Para socorrer e sustentar os seus filhos, DEUS usa os meios mais inesperados

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Reis 17.8-16
8 Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 9 Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. 10 Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, numa vasilha um pouco de água que beba. 11 E, indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me, agora, também um bocado de pão na tua mão. 12 Porém ela disse: Vive o SENHOR, teu DEUS, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos.13 E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho. 14 Porque assim diz o SENHOR, DEUS de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. 15 E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. 16 Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Elias.


Comentários:
Tópico I - Um Profeta em terra estrangeira.

1. A Fonte de Querite
A fonte de querite, era um dos poucos lugares onde se podia encontrar água potável, mas Elias estava ciente de que não era definitivo, apesar de não saber ao certo quanto tempo duraria a seca.
É necessário que busquemos de Deus a orientação para que não sejamos surpreendidos desagradavelmente; Elias percebeu que a fonte estava para se secar, e sem dúvida consultou ao Senhor e obteve a resposta; "vá para Sarepta de Sidon...".

2. Elias em Sarepta
Pode-se observar que a seca não atingiu exclusivamente a Israel, mas pelo menos parte do país vizinho; as vezes nossas adversidades envolvem outras pessoas e elas também são prejudicadas, mas precisamos entender que todas as coisas que acontecem conosco tem um propósito de Deus.

Tópico II - Uma estrangeira no Plano de Deus

1. A Soberania de Deus
A ordem de Deus para Elias era expressa, "Vai-te..." "... ordenei a uma mulher viúva que te sustente"
Esta expressão não deve ser vista como ordem expressa de Deus para a viúva; Deus não falou com a mulher, mas na sua soberania, ordenou [determinou] que assim seria; esta expressão deve ser vista como retórica.

2. A provisão de Deus
Sempre esperamos que Deus use pessoas com grandes recursos para nos abençoar financeiramente, mas Ele é soberano, e pode se utilizar deste corvos até uma mulher viúva que já havia perdido toda expectativa de vida.

Tópico III- O poder da Palavra de Deus.

1. A escassez humana e a suficiência divina

Sempre que nos vemos em aperto, tendemos a desvalorizar o que temos, mas esta mulher de fato não tinha praticamente nada, veja o que ela diz:
"Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus", ela respondeu, "não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos. " 
1 Reis 17:12

Entende-se por "dois gravetos [cavacos] que o que ela tinha era muito pouco, pois não precisava de uma fogueira mas apenas o fogo feito de uns poucos gravetos era suficiente para cozê-lo.

2. Deus. Aprioridade maior
É necessário lembrar que embora não fosse israelita, esta mulher tinha algum conhecimento de Deus, e conhecia a Elias; "Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus", ela respondeu..." .
O profeta diz: "Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho. Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’ ". 1 Reis 17:13-14.
Não devemos esperar que Deus nos dará sempre o "Filé" mas podemos ter a certeza de que mesmo que seja com angú ou com pão e água, Ele nos manterá "até que caia a chuva".
Tanto Elias quanto a mulher precisavam de um milagre, então Deus Uniu em ao outro, sustentou a Elias, a mulher e ao seu filho.

Deus conhecia de perto a realidade daquela mulher e o Seu plano não era mostrar apenas a Elias o Seu poder, mas também dar a ela uma nova oportunidade e declarar o seu perdão.

Veja o que ela diz a Elias quando seu filho morre:
"Que foi que eu te fiz, ó homem de Deus? Vieste para lembrar-me do meu pecado e matar o meu filho?" 
1 Reis 17:18


"...trazer à memória a minha iniquidade e matar o meu filho"

Tinha esta mulher cometido grave pecado contra o Senhor, por isto já havia aceitado a morte entendendo ela que era a sentença de Deus, qual seria este pecado, teria ela adulterado? seria esta criança filho de outro homem que não era seu falecido marido? Talvez, não se sabe, mas os propósitos de Deus estavam para ser concretizados em sua vida.

Tópico IV - O poder da Oração

1. A oração intercessória

Elias tinha uma vasta experiência com a oração,"orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra, e orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. 
Tiago 5:17-18 
Neste episódio, ele se viu numa situação complicada, o filho da viúva morreu, ele não tinha alternativas senão clamar ao Senhor.

2. A Oração perseverante

Elias orou ao Senhor com fé e contrição, além disso ele se deitou 3 vezes sobre o corpo do menino, isto denota persistência, e Jesus nos ensina que se até mesmo um juiz iníquo faz justiça, que não fará o nosso Deus por aquele que nele confia?

 O menino ressuscitou, Elias o entregou a sua mãe, e ela disse:
 "Agora sei que tu és um homem de Deus e que a palavra do Senhor, vinda da tua boca, é a verdade". 
1 Reis 17:24


No final de tudo o Nome do Senhor sempre é glorificado, seja qual for o resultado.

Conclusão 

Deus tem Seus meios de trabalhar, portanto quando tudo nos parecer contrário, confiemos, Ele trabalha ao nosso favor. Portanto se te mandar para "o ribeiro" Vá, se te mandar para território hostil, Vá, se te mandar tocar nas águas, Toque, se te mandar andar sobre o mar, Ande; Confie nEle, Ele nos garante todas as vitórias, cantemos como o Pr. Eduardo Silva. "Não ha nada melhor, que esperar tão somente em Deus, e se tudo falhar, o Senhor é fiel, não ha nada melhor, não ha nada melhor, quando tudo parece não ter solução; Confiar no Senhor"






Powered By Blogger